TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ferramentas Financeiras

Pesquisas Acadêmicas: Ferramentas Financeiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2013  •  1.393 Palavras (6 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

2.1 Principios Contábeis Constantes na Resolução 1.282/10.....................................4

2.1.1 Limitações na Relevância e na Confiabilidade das Informações........................6

3 CONCLUSÃO............................................................................................................8

1 INTRODUÇÃO

Nesta primeira parte do trabalho citam-se os Princípios Contábeis que foram estabelecidos pelo Conselho Federal de Contabilidade através da resolução 750/93 e que mais tarde foi mais bem explicado através da resolução 1.282/10, assim será produzido um texto explicativo de cada um desses princípios que conta-se conforme a resolução citada. Assim como seus princípios a contabilidade na sua pratica é um assunto que constantemente impõe desafios aos seres humanos e requer-se deles uma capacidade de interpretação das relações que envolvem vários itens que fazem parte do estudo da contabilidade.

Por ser uma ciência, não tem a Contabilidade como único objetivo apenas registrar os acontecimentos contábeis ocorridos num determinado exercício; seus registros e informações podem e devem ser aproveitados para fazer com que os administradores tenham nela uma fonte inesgotável de informações e recursos de pesquisa e avaliação da situação patrimonial e de parâmetros que determinam novos rumos para a entidade, sejam eles em termos econômicos, funcionais e ou financeiros. Para tanto se faz necessário dissertar sobre as Limitações na Relevância e na Confiabilidade das Informações.

2.1 PRINCÍPIOS CONTÁBEIS CONSTANTES NA RESOLUÇÃO 1.282/10.

O Conselho Federal de Contabilidade criou e publicou através da resolução n. 750/93 os “Princípios Fundamentais da Contabilidade (PFC)” que se podem definir os princípios contábeis como normas a ser seguida pelos seus profissionais durante o exercício contábil, esta, no entanto fora substituída pela resolução n. 1.282/10 que passa a denominar-se “Princípios Contábeis (PC)”.

De modo a orientar o estudo destes princípios segue suas explicações e aplicação pratica fazendo comentários de tais conforme a Resolução:

1 - PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE

Sendo de extrema importância, em principio a Entidade continuará em operação no futuro e é um empreendimento em constante movimento, e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância.

Ex. As empresas são constituídas, normalmente, com prazo de duração indeterminado. Podemos encontrar alguns exemplos no caso de empresas que são criadas para execução de uma grande obra, geralmente tais empresas têm duração certa (que poderá durar o tempo de execução do projeto) e também em casos de falência. Em ambas as hipótese descritas o patrimônio deve ser avaliado a valor de mercado.

2 – PRINCÍPIOS DA OPORTUNIDADE

Neste principio determina que os registros contábeis sejam feitos no momento em que o fato ocorra e pelo seu valor completo, referindo-se simultaneamente, a tempestividade e à integridade do registro do patrimônio e das suas mutações e a falta destes na produção e na divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda de sua relevância.

3 – PRINCÍPIOS DO REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL

Este determina que os componentes do patrimônio devam ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações expressos a valor presente na moeda do País.

Neste principio há as seguintes bases de mensuração conforme § 1 que devem ser utilizadas em graus distintos e combinadas ao longo do tempo, de diferentes formas, cita-se dentro deste contexto o custo histórico, a variação do custo histórico.

3 – PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA

Determina que as receitas e despesas devam ser incluídas na apuração do período em que ocorrerem independente de seu recebimento ou pagamento, e este está ligado as variações do Patrimônio Liquido.

Realização da receita: A receita é apropriada quando o fato gerador se efetiva, independentemente da concretização da operação financeira.

Ex. Nas vendas efetuadas com frete por conta do vendedor o reconhecimento da receita ocorre somente no momento da entrega no estabelecimento do comprador. Quando o frete é por conta d comprador, a receita é realizada no momento da saída da mercadoria do estabelecimento do vendedor.

Confrontação das despesas: A despesa é incorrida quando a empresa consome bens e serviços para a geração de receitas.

Ex. O salário os funcionários relativo ao mês de maio deve ser apropriado como despesa do mês de maio mesmo que o pagamento ocorra no mês de maio

4 – PRINCÍPIOS DA PRUDÊNCIA

O principio da prudência vem atribuir o cuidado na preparação dos registros contábeis, com o emprego de certo grau de cautela no exercício dos julgamentos necessários às estimativas em certas condições de incerteza, no sentido de que ativos e receitas não sejam estimados acima do normal e que passivos e despesas não sejam subestimados, concedendo maior confiabilidade ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais.

Ex: Entre dois valores para o passivo, optará pelo maior. O estoque deve ser avaliado pelo custo de aquisição, mas caso o valor de mercadoria seja menor que o valor de custo deverá ser reconhecido uma perda para ajustar o estoque ao valor de mercado. As obrigações trabalhistas devem ser reconhecidas pelo maior valor devido, inclusive, féria e décimo terceiro salário proporcional.

2 – LIMITAÇÕES NA RELEVÂNCIA E NA CONFIABILIDADE DAS INFORMAÇÕES

A segunda parte deste trabalho esta fundamentada na teoria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com