TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle de processos estatísticos (CEP)

Tese: Controle de processos estatísticos (CEP). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  Tese  •  1.327 Palavras (6 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 6

Controle estatístico de processo (CEP)

Através do artigo“Aplicação dos conceitos de Controle Estatístico de Processo (CEP) em uma indústria de fundição do Norte Catarinense” o autor SOUZA (2007) transmite que a indústria de fundição do Norte Catarinense é uma empresa fornecedora de produtos automotivos que estar à procura de progresso, pois o mercado exige a evolução para que os produtos não fiquem obsoletos e seus clientes deixem de comprá-los. Devido a esse motivo ela aplicou o conceito de controle estatístico de processo (CEP).

Um dos produtos produzidos pela empresa citada é um bloco de motor para caminhões a diesel. E através da Estatística é medida a qualidade da peça: resistência e dureza. Na análise é utilizada uma peça de cada lote para verificação da qualidade se esta estiver dentro dos padrões aceitáveis impostos ao produto, o lote é aceito, porém se não estiver e apresentar algum problema, são feitas analises com outras amostras do mesmo lote para que seja corrigido o erro.

O autor esclarece que esse processo tem como alvo analisar com base na Estatística as informações transmitidas pela empresa para definir posições baseadas nos dados coletados utilizando o método da probabilística, como forma de prevenção de acontecimentos futuros. Sua meta é adquirir a melhor informação a partir dos dados coletados e assim poder fazer uma melhor interpretação do caso pesquisado.

2.3 Aplicação da estatística na área de Administração

Na atualidade a mídia repassa informações em temporeal, e muitas dessas informações vêm acompanhadas de números estatísticos que estão sempre sendo atualizados através de pesquisas. Como exemplos podem ser citados os índices da inflação, de emprego e desemprego.

É percebido no dia a dia que as possibilidades de aplicação da Estatística na área de Administração englobam os mais variados campos e é muito utilizada pelos gestores e administradores, supervisores e até mesmo pelos os demais funcionários que a cada dia estão em busca de qualificação.

Tanto para o setor privado quanto para o setor público essa ferramenta é cada vez mais utilizada como forma de prevenção de risco e perdas, objetivando a manutenção estrutural, evitando problemas futuros.

Como já explicitado os campos são abrangentes, na área da medicina é bastante usada para definir sobre a eficiência de um tratamento no combate à determinada doença. Como foi no caso do Coquetel usado contra o Vírus HIV. Muitos outros levantamentos são feitos na área da saúde que esta ligada à área médica. Pacientes são submetidos a uso de medicamentos para verificar sua eficiência, sendo que essa análise é feita entre os usuários e não usuários e depois de um tempo estatisticamente pode-se ter dados mais precisos em relação à eficácia.

São muitas as áreas que são abrangidas pela estatística: área da produção agrícola, no desenvolvimento de equipamentos espaciais, no controle do tráfego, na previsão de surtos epidêmicos bem como noaprimoramento de processos de gerenciamento, tanto na área governamental como na iniciativa privada.

Algumas perguntas nas várias áreas que a estatística responde:

Pode determinado medicamento reduzir o risco de ataque cardíaco?

O fumo causa câncer?

Medicamento X é eficaz ou não?

O uso do cinto de segurança diminui o risco de morte?

A cotação do dólar deve aumentar na próxima semana?

A produção industrial tem influência no aumento dos preços?

A introdução de uma nova tecnologia diminui o custo de fabricação de certo produto?

Qual a forma mais justa de se cobrar determinado imposto?

Pode-se inferir através das várias perguntas a cima que a Estatística é uma ferramenta multidisciplinar e que os métodos estatísticos vêm sendo utilizados no aprimoramento de várias vertentes. Ela está interligada a praticamente todas as áreas, podendo ser utilizada por um: administrador, matemático, economista, biólogo, geólogo, químico, cientista político, psicólogo, e vários outros profissionais. Até mesmo na área de segurança a estatística é utilizada, pois ajuda a sanar duvidas e aplicar medidas viáveis para situações “problemas”.

Quando se fala em Estatística não se pode deixar de mencionar o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) órgão que tem atribuições ligadas às geociências e estatísticas sociais bem como nas áreas demográficas e econômicas. Incluindo vários indicadores (Censo demográfico, serviços,agropecuário, recursos naturais, geografia e outros). Vale ressaltar que as informações levantadas pelo instituto servem para as esferas governamentais federal, estadual e municipal, e para outras instituições e o público em geral.

Muitos artigos enfatizam a importância da Estatística nas áreas: Recursos Humanos, Universidades e Instituições de Pesquisas, no Marketing e Análise de Mercado, Área Financeira e Bancária.

Várias são as situações que necessitam de um estatístico, na área de Marketing e Análise de Mercado, por exemplo, este tem o papel de trabalhar na monitoração e análise de mercado, na avaliação de oportunidades, na análise e desenvolvimento de produtos, nas decisões relativas a preços, previsão de vendas, logística da distribuição e nas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com