TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle social: Assistente Social AS

Tese: Controle social: Assistente Social AS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  Tese  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Nove de Julho – UNINOVE

Nome: Roseli Ferreira Cabral Furtado. RA: 911104407

Matéria: Orientação de TCC 1

Tema do Trabalho: GESTÃO SOCIAL: O ASSISTENTE SOCIAL COMO

GESTOR DO SERVIÇO SOCIAOASSISTENCIAL.

CARDOSO, Priscila. DAL PRÁ, Keli Regina. A atuação profissional do assistente social na coordenação de projetos socioeducativos: a experiência dos Centros de Educação Complementar de Florianópolis. Trabalho de Conclusão de Curso (Serviço Social). Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis: 2010.13 p.129-141

Resumo: Este artigo discute, mediante a exposição dos dados de uma pesquisa exploratória, a intervenção profissional dos Assistentes Sociais no eixo de planejamento e gestão em um dos serviços da Proteção Social Básica da política de assistência social . O objetivo do estudo foi caracterizar a intervenção profissional do assistente social, no espaço de coordenação dos Centros de Educação Complementar .

Pág.

Citações Diretas

Comentários

132

“A PNAS passa a determinar a forma como os serviços socioassistenciais do SUAS serão organizados, tendo por referência a vigilância social – que refere-se ao desenvolvimento da capacidade e de meios de gestão pelo órgão público gestor da assistência social para a identificação das formas de vulnerabilidade social da população e do território pelo qual é responsável –, a defesa social e institucional – que trata de como devem estar organizados os serviços de Proteção Social Básica e Especial, a fim de garantir aos usuários o acesso aos direitos socioassistenciais e à sua defesa – e a proteção social – que refere-se ao conjunto de ações, benefícios e auxílios utilizados na prevenção e como forma de reduzir o impacto das situações de vulnerabilidade e risco, na direção do desenvolvimento humano e social e dos direitos de cidadania (PNAS, 2004).”

A autora aborda que a PNAS da todo suporte para que o A.S, seja gestor.

A PNAS reconhece o direito de acesso e participação do usuário.

135

“Nesse sentido, as reflexões propostas sobre a intervenção profissional dos assistentes sociais farão referência à atuação na coordenação dos CEC, que são Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e compõem a estrutura administrativa da Secretaria Municipal de Assistência Social, integrando as ações do nível de Proteção Social Básica.”

136

“Outro fator importante que interfere sobremaneira no atendimento na área da assistência social, e que tem a ver com essa reestruturação recente da política no âmbito nacional, é a adequação que muitos municípios vêm realizando em suas estruturas administrativas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com