TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Convide Seus Amigos Para O Social Empires!!

Ensaios: Convide Seus Amigos Para O Social Empires!!. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

Como é possível contribuir, por meio da assessoria, consultoria ou supervisão profissional, para a atuação de outros Assistentes Sociais?

Hoje no Brasil cerca de 60% dos assistentes sociais trabalha do serviço publico seja na esfera municipal, estadual, federal, movimentos sociais, ONGs , empresas privadas ou mistas, voltados a viabilizar direitos, seja direito materiais, políticos, direito de organização, fazendo um trabalho de assessoria a organização aos movimentos sociais, assessoria a empresas, consultoria a movimentos sindicais.

Quanto mais cresce a política social a política publica mais cresce a demanda para profissão do serviço social.

O Serviço Social tem referências ao exercício profissional no campo de assessoria e consultoria. Acreditamos que a temática da assessoria e consultoria é importante para a profissão, mais não pode ser tratada de forma independente. A demanda da realidade e a capacidade de resposta dos profissionais que fazem a emersão, ou não, da citada demanda.

Os profissionais de Serviço Social vêm sendo demandados a assessorar a criação de políticas sociais, de serviços sociais, de trabalhos educativos junto à população, entre outros. A recorrência ao tema assessoria e consultoria ou supervisão profissional, para a atuação de outros Assistentes Sociais sempre esteve ligada a busca de uma nova possibilidade de atuação profissional, para além das ações profissionais classicamente desenvolvidas pelo Serviço Social, intervenção junto aos usuários dos serviços sociais e políticas sociais públicas ou privadas. A questão é a experiência, vivenciada por vários cursos de Serviço Social no Brasil, da criação de campos próprios . Esses trabalhos, mesmo que na época não seja ainda uma assessoria, face à nebulosa relação entre exercício profissional e prática política, foram os percussores das atividades de assessoria que hoje os assistentes sociais desenvolvem no campo das políticas sociais.

Consideramos muito importante a clareza do que seja assessoria a consultoria, não como uma forma de supremacia mais ao contrário, para que não caiamos no modismo e neguemos outras ações profissionais também importantes, como o trabalho com comunidades, com movimentos sociais e a importância da supervisão de programas e de profissionais.

Assim, definimos assessoria/consultoria como aquela ação que é desenvolvida por um profissional com conhecimentos na área, que toma a realidade como objeto de estudo e detém uma intenção de alteração da realidade. O assessor não é aquele que intervém, deve, sim, propor caminhos e estratégias ao profissional ou à equipe que assessora e estes têm autonomia em acatar ou não as suas proposições. Portanto, o assessor deve ser alguém estudioso, permanentemente atualizado e com capacidade de apresentar claramente as suas proposições. (MATOS, 2006, p.).

Pelo que foi visto podemos observar que a temática vem sendo tratada no Serviço Social, contudo não há uma clareza sobre o que seja. Historicamente, o exercício de assessoria está ligado ao status que essa função tem, que está ligado ao reconhecimento intelectual que se dispensa ao assessor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com