TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cotas nas Universidades

Por:   •  27/11/2015  •  Dissertação  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 2

Cotas Raciais nas Universidades

Cotas nas universidades é um assunto muito polêmico para Luis Felipe de Alencastro as cotas são uma boa solução para a nossa sociedade atual, em seu texto Alencastro tenta transmitir como os negros foram prejudicados pela escravidão, pelo trafico negreiro etc. Alencastro também faz algumas constatações em seu parecer, como dizer que o Brasil foi o país americano que praticou o trafico negreiro em mais larga escala, e que o Brasil atualmente é um país com uma grande parte da população negra. É preciso estudar o passado para entender o presente, é nisso que se baseia Alencastro quando ele trata da escravidão e quando ele defende as cotas nas universidades.

Diga se de passagem concordo com boa parte dos argumentos utilizados por ele em seu texto, acredito sim que os negros foram muito prejudicados por conta da escravização deles, e sofrem com diversos tipos de preconceitos e discriminações atualmente.

Porém acredito também que o negro não é nem melhor e nem pior que o branco, e nem vice versa, as cotas nas universidades para mim são uma forma de gerar mais discriminações, porque do meu ponto de vista os negros desta forma estão sendo tratados diferentemente das outras pessoas e preciso lembrar também que não é uma exclusividade do negro ser pobre, viver em condições precárias ou estudar em escola com mau funcionamento isso é uma realidade da nossa sociedade onde todo tipo de etnia sofre com essas situações.

Para mim o problema real está na época em que foi decretada o fim da escravidão, pois não bastava apenas libertar os escravos e entregar a própria sorte, naquela época logo que os escravos foram libertos deveriam ter dado as devidas e necessárias condições para que os escravos pudessem gerar suas famílias, educar seus filhos, trabalhar etc.

Se todo escravo liberto tivesse tido as condições citadas anteriormente, provavelmente conseguiriam arrumar um lugar na sociedade sem nenhum tipo de discriminação por parte das pessoas, e isso me remete a lembrar da ideia de Alencastro em que ele fala que e preciso estudar o passado para entender o presente, como durante todo o tempo pós abolição os negros continuaram sem nenhum tipo de auxilio, isso explica porque tem cotas hoje, é uma medida do governo para consertar um erro do passado.

É mais fácil criar cotas para negros nas universidades do que fazer com que o nosso sistema de educação, saúde e segurança pública funcione, pois pense se todos os setores das nossas políticas públicas funcionassem, todos os estudantes no momento de concorrer para uma vaga nas universidades chegariam em condições iguais de disputa pois todos tiverem a chance de estudar em boas e escolas e adquirir bom conhecimento.

Concluindo a meu ver todo tipo de cota independente de ser para negros ou para quem estudou em escola publica eu sou contra, pois cotas são um atestado de que o governo falhou na hora de educar seus cidadãos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (60.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com