TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crack

Tese: Crack. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2013  •  Tese  •  2.042 Palavras (9 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

O uso e abuso de substâncias transformou-se em um grave problema de saúde pública em praticamente todos os países do mundo. Está altamente associado com comportamentos violentos e criminais, como acidentes de trânsito e violência familiar principalmente entre indivíduos com históricos de agressividade e com complicações médicas e psiquiátricas, elevando drasticamente os índices de morbidade e mortalidade (Chalub & Telles, 2006; Kolling, Silva,Carvalho,Cunha & Kristensen, 2007; Nassif , 2004).

O uso de substâncias que modificam o estado psicológico tem ocorrido em todas as culturas conhecidas desde a Antiguidade mais remota. Em sociedades modernas, especialmente as ocidentais, o uso dessas tornou-se um dos principais problemas de saúde pública.

Conforme o Relatório Mundial do Escritório da Organização das Nações Unidas de Combate ás Drogas e Crimes

(United Nations Office for Drug Control and Crime Prevention-UNODCCp, 2006), estima-se que 5% da população mundial entre 15 e 64 anos faz uso regular de algum tipo de substâncias ilícitas, contabilizando aproximadamente 200 milhões de pessoas.

Quando o uso torna-se freqüente, a pessoa pode desenvolver um quadro de dependência, no qual a vida passa a girar em torno da obtenção e do uso da substância, deixando de lado atividades diárias como trabalho, família, eventos sociais e escola.

Um melhor atendimento e uma melhor qualidade na integração das equipes (psicólogos e psiquiatras) são necessários para que ocorra um atendimento mais adequado dessa população no Brasi l(Occhini & Teixeira, 2006).

A recuperação do dependente Químico pode ser um processo a longo prazo e frequentemente requer vários episódios de tratamento. Tal como outras doenças crônicas, recorrências ao uso de drogas, podem acontecer durante ou após episódios de tratamento bem sucedidos. Indivíduos podem requerer tratamento prolongado e vários episódios de tratamento para atingir abstinência em longo prazo e restaurar funcionamento pleno. A participação em programas de apoio, auto-ajuda, durante o tratamento é sempre útil na manutenção desses.

DESENVOLVIMENTO:

No campo da saúde pública, além das atividades de prevenção e de assistência às pessoas com problemas decorrentes do uso ou abuso de substâncias entorpecentes e psicotrópicas, se faz necessário o controle das drogas lícitas utilizadas em medicina, compreendendo a sua fabricação, distribuição,prescrição e venda , cabe à Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, órgão federal de regulação no SUS, instituído para ser consequente com a missão do poder público a ele atribuído "de proteger e promover a saúde do conjunto da população brasileira.

A implantação dos serviços de atenção diária, nas diversas modalidades (CAPS I, II, III, infanto-juvenil e álcool/drogas) tem mudado visivelmente o quadro de desassistência que caracterizava a saúde mental pública no Brasil. Os CAPS oferecem atenção ambulatorial diária aos dependentes químicos, desenvolvendo uma gama de atividades que vão desde o atendimento individual (medicamentoso, psicoterápico, de orientação, entre outros), até atendimentos em grupo ou

Oficinas terapêuticas e visitas domiciliares. Também devem oferecer condições para o repouso dos usuários de serviços, bem como para a desintoxicação ambulatorial de pacientes que necessitem deste tipo de cuidados, e que não demandem por atenção clínica hospitalar.

Em relação aos profissionais de saúde, existem diversos impedimentos para diagnosticar, tratar ou encaminhar as pessoas que apresentam complicações decorrentes do consumo de drogas. As internações decorrentes do uso de drogas ocorreram, na sua maioria, entre 20 e 59 anos de idade, faixa que corresponde a cerca de 89% das internações observadas para todas as idades. Quanto ao gênero, 88% das internações ocorreram em indivíduos do sexo masculino. As regiões que apresentaram o maior número de óbitos associados ao uso de drogas foram, respectivamente, Sudeste, Nordeste e Sul, em relação ao gênero, o número de mortes é bem maior para os homens do que para as mulheres,cerca de 87% das mortes associadas ao uso de drogas são de homens. Com relação ao crime de tráfico de drogas, São Paulo continua sendo o estado da Região Sudeste com maiores taxas. A maior parte das instituições de prevenção encontra-se na Região Sudeste, seguida pela Região Sul e pela Região Nordeste, Região Norte tem a menor porcentagem desse tipo de instituições.

É diretriz da política que internação de usuários de álcool e outras drogas seja de curta duração e deva ser priorizada em leitos de atenção integral em hospitais gerais, com acompanhamento na rede de serviços extra-hospitalares, sobretudo nos CAPS. Os CAPS são considerados estratégicos para a mudança do modelo de atenção à saúde mental. São serviços de

saúde municipais, abertos, comunitários, que oferecem atendimento diário às pessoas com transtornos mentais severos e persistentes, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social destas pessoas através do acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos,civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. É função dos CAPS prestar atendimento clínico em regime de atenção diária, evitando assim as internações em hospitais psiquiátricos; promover a inserção social das pessoas com transtornos mentais. O Brasil como um todo apresenta 57% de cobertura por Centros de Atenção Psicossocial - CAPS. Em 17 estados brasileiros a cobertura CAPS é considerada boa ou muito boa, e apenas o estado do Amazonas, com suas características particulares, apresenta cobertura CAPS insuficiente ou crítica. O crescimento dos problemas relacionados ao uso de drogas, observado nas últimas décadas no Brasil, provocou modificações das políticas públicas de assistência e prevenção. Entre essas modificações encontra-se a construção de uma rede nacional de assistência extra-hospitalar para pessoas com problemas com drogas.

Em pesquisa realizada em Jaú, segundo a enfermeira Gisele

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com