TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criminologia - Drogas

Monografias: Criminologia - Drogas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  1.203 Palavras (5 Páginas)  •  784 Visualizações

Página 1 de 5

CRIMINOLOGIA – GRAU 03

Profª. Dinéia Anziliero – Junho de 2012

TRAINSPOTTING

Trainspotting é um filme britânico de 1996, dirigido por Danny Boyle e com roteiro baseado em livro homônimo de Irvine Welsh.

O filme conta a vida de um grupo de jovens viciados em heroína nos subúrbios de Edimburgo, na Escócia. Quatro jovens sem perspectivas mergulham no mundo das drogas para manter o vício na heroína. Tal grupo é composto por ladrões e viciado que caminham inexoravelmente para a autodestruição.

Como todo filme sobre de viciados (nesse caso, sobre a heroína), ele transmite uma perspectiva chocante de um grupo de drogados que vivem à margem de uma sociedade aceitável, de modo bruto e muito real.

O filme é de 1996, e retrata com fidelidade da década de 90, muito pelo modo controverso vivido, seja pelo fim da Guerra Fria, da União Soviética, do regime apartheid, motivos de felicidade misturados à explosão da epidemia global da AIDS, entre outros fatos negativos como o genocídio em Ruanda, a guerra do Golfo ou o conflito nos Bálcãs.

No Brasil eram tempos de redemocratização no país, época recém saída da hiperinflação, reflexos da longa estagnação econômica de décadas passadas.

Usar drogas foi tido como uma maneira de sair da realidade, uma busca a própria felicidade através de uma agulha na veia. O protagonista do filme sustenta o seu vício andando com uma galera “barra pesada”, e a heroína transforma-se em algo “supremo”, inexistindo quaisquer parâmetros para os mesmos.

A cena mais chocante é a morte de um bebê no apartamento de um dos viciados em razão da total ignorância que a droga proporcionou aos usuários, que literalmente saem da realidade a ponto de deixar uma criança padecer por inanição.

A história vai evoluindo e o protagonista consegue se livrar do vício e voltar ao “mundo real”, onde ele arranja um emprego, muda de apartamento e larga os amigos viciados. Ao final eles acabam encontrando uma forma de ganhar uma bolada vendendo heroína comprada de dois marinheiros

O protagonista (Mark) volta a se relacionar com eles, contribuindo com dinheiro para comprar a droga e revendê-la em Londres. Ele acaba enganando os “amigos” e roubando todo o dinheiro dos demais.

Entre os crimes cometidos ao longo do filme podemos citar: Uso de Substâncias Ilícitas (art. 28 da Lei 11.343/06), Tráfico de Entorpecentes (art. 33 da Lei 11.343/06), Furto Qualificado (Art. 155, § 4º do CP), Formação de Quadrilha (art. 288 do CP) e Abandono de Incapaz (art. 133 § 2º do CP).

REQUIEM PARA UM SONHO

Réquiem para um Sonho (Requiem for a Dream) é um filme norte americano do ano 2000, do gênero drama, dirigido por Darren Aronofsky. O filme descreve diferentes formas de vícios, conduzindo os personagens ao aprisionamento em um mundo ideal, que é então destroçado pela realidade, retratando a vida de quatro personagens por um período de tempo, todos com algo em comum, interligados pelo profundo vício nas drogas.

Trata-se de um filme originalmente triste onde os personagens vivenciam a busca incessante pela droga (cocaína e heroína), de modo que é impossível não mergulhar no contexto social retratado. Sinteticamente é indubitável mencionar que o filme é perturbador e fantástico.

A história sobre os quatro viciados mostra um começo cheio cheios de sonhos e com grandes perspectivas de realização. Os protagonistas formam um grupo de amigos que transformam subitamente seus sonhos e terminam se envolvendo cegamente nas drogas. Ao passo que, Sara (mãe de um dos personagens) é viciada em televisão e, quando recebe uma possível proposta de participar de um programa de auditório e resolve emagrecer com pílulas de anfetamina, que acabam perdendo o efeito com o tempo, e ela, viciada, começa a exagerar na dose para tentar recuperar a eficiência das pílulas.

Desta feita percebe-se a busca pela felicidade, por um conforto maternal, espiritual, amoroso, por uma vida melhor, para ser alguém, a busca pelos sonhos. Este é o ponto chave do filme, sendo a droga o instrumento de tudo, de certa forma.

O processo degradante pelo qual o vício submete os personagens do drama é muito bem estruturado na tela, o ápice de uma felicidade momentânea seguido de um processo de degradação profunda de toda a estrutura. É interessante ver como as pessoas são "moldadas" pelos seus vícios, vontades mais ocultas que podem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com