TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Escolar Positiva E Alteridade

Artigos Científicos: Cultura Escolar Positiva E Alteridade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  2.474 Palavras (10 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 10

Cultura Escolar Positiva e Alteridade

Índice

Introdução – pág.1

CEP – Character Education Partnership – pág.2,3

- Ingredientes de Sucesso – pág.3

- Condições Para Desenvolver uma Cultura Escolar Positiva – pág.3,4

- Avaliação da Cultura Escolar – pág.4,5

Cultura Escolar Positiva – pág.5,6

Sujeito e Alteridade – pág.6

Conclusão – pág.6,7

Bibliografia – pág.7

“Eu não sou Eu sou o Outro

Sou qualquer coisa de intermédio:

Pilar da ponte do tédio

Que vai de Mim para o Outro”

(Mário de Sá-Carneiro - Lisboa, Fevereiro de 1914) [1]

Introdução

Partindo do poema de Mário de Sá-Carneiro está claro o processo da alteridade. Aqui vemos o ‘Eu’ como identidade, o ‘não sou Eu’ como não-identidade e o ‘Outro’ como a alteridade. O poeta é qualquer coisa de intermédio, como que um ‘pilar’, e o que significa ser o pilar da ponte entre Mim e o Outro? Para o poeta existiu a possibilidade de uma relação sublime e positiva de um sujeito com outro sujeito, isto é, a ‘ponte’ ou palavra através da qual me defino em relação ao outro, restituindo a harmonia. Este trabalho mostra-nos a importância da cultura que nos envolve, a nós e aos outros, na tentativa de identificar um problema com que as escolas se debatem nos nossos dias: o de dar especial atenção a um currículo, à avaliação quantitativa dos alunos, as burocracias escolares vendo consecutivamente o aluno como uno. Desta forma esquecem o quão importante é o apoio aos alunos no seu envolvimento cultural com os outros, seja na escola, em casa ou no seu futuro como cidadãos. Existe a necessidade de desobstruir a ‘ponte’ de ligação entre os alunos e as escolas para que a palavra ou a cultura positivas nas escolas seja possível.

CEP – Character Education Partnership

O Character Education Partnership (CEP) é um grupo de advocacia para a educação da personalidade com sede em Washington, DC. É uma associação sem fins lucrativos, apartidária, não sectária, de organizações e indivíduos comprometidos com a promoção da educação da personalidade. A real missão do CEP é ajudar as escolas a desenvolver pessoas para uma sociedade justa e solidária. Esta organização incentiva as escolas a criar ambientes educacionais que promovam ética, responsabilidades e solidariedade nos jovens. O intuito é trabalhar com as escolas, distrito de estado a fomentar valores éticos como o carinho, a honestidade, a justiça, a responsabilidade e o respeito por si próprio e pelos outros. Ao invés de instruir as escolas em que usem um determinado conjunto de valores fundamentais na educação, o CEP ajuda as escolas, através de um processo de consenso, a determinar esses mesmos valores fundamentais e quais são os que melhor atendem às suas necessidades de aprendizagem dos seus alunos.

Através dos prémios atribuídos pelo National School of Character (NSOC) o CEP reconhece as escolas e distritos públicos e privados como escolas nacionais de carácter/personalidade pelo seu excelente desempenho na educação. Estas escolas e distritos vencedores recebem uma subvenção pela qual têm a obrigatoriedade de continuar o programa do CEP e realizar divulgação para outras escolas trabalhem na implementação do mesmo. As escolas são selecionadas como vencedoras a partir dos seus esforços na implementação dos programas de educação de personalidade incluídos no CEP que contêm 11 princípios. Eles são:

1. Character education promotes core ethical values as the basis of good character.

2. "Character" must be comprehensively defined to include thinking, feeling and behavior.

3. Effective character education requires an intentional proactive and comprehensive approach that promotes the core values in all phases of school life.

4. The school must be a caring community.

5. To develop character students need opportunities for moral action.

6. Effective character education includes a meaningful and challenging academic curriculum that respects all learners and helps them succeed.

7. Character education should strive to develop students’ intrinsic motivation.

8. The school staff must become a learning and moral community in which all share responsibility for character education and attempt to adhere to the same core values that guide the education of students.

9. Character education requires moral leadership from both staff and students.

10. The school must recruit parents and community members as full partners in the character-building effort.

11. Evaluation of character education should assess the character of the school, the school staff’s functioning as character educators, and the extent to which students manifest good character. [2]

Este procedimento foi implementado em mais de 100 escolas norte-americanas ao longo dos últimos 12 anos, com bastante sucesso sendo que os problemas de comportamento decresceram significativamente revelando-se uma minoria os casos de violência, e observando-se uma melhoria nas notas e um melhor comportamento dos alunos.

Ingredientes de Sucesso

A excelência na performance e na ética nascem conjuntamente de uma cultura. As crianças - independentemente do seu background - adaptam-se a uma cultura porque se querem enquadrar no ambiente, como afirma Ron Berguer no seu livro An Ethic of Excellence: “Regarding of their background, when students enter a culture that demands and supports quality work and moral character, they tend to work to fit into that culture. Once they enter a school culture with a powerful virtuous ethic, that ethic becomes their norm.”

Existem já inúmeros casos de sucesso que atestam que a cultura escolar positiva é realmente útil na concepção do sucesso e o CEP enumera as seguintes:

a) Um estudo com 134 escolas secundárias na Inglaterra comprova que “the successful schools had a much

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com