TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curvas de indiferença social

Seminário: Curvas de indiferença social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  Seminário  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

Bom dia a todos,

O nosso grupo ficou encarregado do texto “Social Indifference Curves”, de Paul Samuelson. Antes de apresentar o conteúdo do texto, considero ser importante discorrer um pouco sobre o autor, até para que possamos ter uma melhor compreensão do tema.

Assim sendo, Paul Anthony Samuelson nasceu em Gary, Indiana, e foi o primeiro norte-americano a receber o prêmio Nobel de economia, em 1970. Ele estudou na Universidade de Chicago e foi Ph.D pela Universidade de Harvard. Além disso, ele trabalhou durante muito tempo como professor no MIT, onde se dedicava principalmente ao estudo da economia keynesiana, da teoria de comércio internacional, dentre outros temas. Samuelson é autor da obra “Foundations of Economic Analysis”, que é de grande importância para a economia, e é considerado um dos fundadores da teoria econômica neokeynesiana, além de ter sido muito importante para o desenvolvimento da economia neoclássica. A genialidade de Samuleson era tanta que ele ajudou ainda a formular uma teoria que englobava elementos neoclássicos e neokeynesianos. Um detalhe interessante sobre o Paul Samuleson é que ele generalizou a aplicou a matemática na dinâmica econômica. Ele pensava que a matemática era crucial para um entendimento efetiva da economia.

No texto do nosso grupo, Samuelson faz um exame das chamadas “Community Indifference Curves”, que teriam sido desenvolvidas pelo economista Tibor Scitovsky, um economista húngaro que foi para os EUA, e lá foi professor na Universidade de Standford e também na de Berkeley. Scitovsky foi muito importante para a teoria do welfare, e estudou, principalmente, a felicidade das pessoas relacionada ao consumo.

Ele foi o autor das chamadas “Community Indifference Curves”. Falando de uma maneira bem superficial, porque elas serão mais detalhadas no decorrer da exposição, são basicamente representações matemáticas de diferentes combinações de bens que correspondem a uma distribuição igualitária de bem-estar aos membros de uma comunidade. Ou seja, são requerimentos sociais mínimos de bens necessários para atingir um certo nível de bem-estar geral. Elas são muito úteis na discussão de ganhos nas trocas mercantis, e foram usadas durante certo tempo para analisar equilíbrio no comércio internacional.

Concluindo então pessoal, eu agradeço pela atenção de todos, e passa a voz agora para Fernanda, que vai elaborar melhor para vocês esse assunto. Muito obrigado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com