TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEFINIÇÃO DO ACORDO DE LIDERANÇA COM ALGUNS AUTORES

Trabalho acadêmico: DEFINIÇÃO DO ACORDO DE LIDERANÇA COM ALGUNS AUTORES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.031 Palavras (5 Páginas)  •  642 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Diante de um mundo tão globalizado onde as barreiras comerciais tornam-se um empecilho tão pequeno, organizações buscam cada vez mais ganhar o mercado competitivo, desta forma as organizações criam estratégias que venham atrair mais consumidores, porém o problema é como criar estratégias. Sabe-se que, para criar algo se precisa criatividade e é visando isso que as organizações empresariais em todo mundo buscam mais e mais recursos humanos competentes para execução desta tarefa. Sendo assim a palavra que se encontra em constante foco no mundo empresarial chama-se liderança. E o que é de liderança se não é a capacidade de influenciar pessoas a fazer aquilo que devem fazer.

Liderar nos dias de hoje é uma tarefa complexa, pois o líder atual necessita não só de habilidades técnicas para gerir colaboradores e equipes, mas também da capacidade de desenvolver seus liderados, atendendo expectativas pessoais e profissionais, alinhando com os interesses das organizações.

Profissionais inspiradores, motivadores, flexíveis, bons comunicadores, gerenciadores de conflitos, planejadores, estrategistas e sobre tudo desenvolvedores, são as particularidades que se espera encontrar num bom líder, além de saber conduzir e orientar seus colaboradores e equipes a desempenharem suas funções e alcançar os resultados esperados.

DEFINIÇÃO DE LIDERANÇA DE ACORDO

COM ALGUNS AUTORES

A natureza e o exercício da liderança tem sido objeto de estudo do homem ao longo da sua história. Bernard Bass (2007) argumenta que "desde sua infância, o estudo da história tem sido o estudo dos líderes - o que e porque eles fizeram o que fizeram”. A busca do ideal do líder também está presente no campo da filosofia. Platão, por exemplo, argumentava em A República que o regente precisava ser educado com a razão, descrevendo o seu ideal de "rei filósofo"

Liderança ‘é o comportamento de um indivíduo quando está dirigindo as atividades de um grupo em direção a um objetivo comum’ (Hemphill & Coons, 1957, p. 7).

Liderança ‘é um tipo especial de relacionamento de poder caracterizado pela percepção dos membros do grupo no sentido de prescrever padrões de comportamento na posição daquele que dirige no que diz respeito à sua atividade na qualidade de membro do grupo’ (Janda, 1960, p. 35).

Liderança ‘é uma influência pessoal exercida em uma situação e dirigida através do processo de comunicação, no sentido de alcançar um objetivo específico’ (Tannenbaum, Weschler & Massarik, 1961, p. 24).

Liderança é ‘uma interação entre pessoas na qual uma apresenta informação de um tipo e de tal maneira que os outros se tomam convencidos de que seus resultados serão melhorados caso se comporte da maneira sugerida ou desejada’ (Jacobs, 1970, p. 32).

Liderança ‘é o início e a manutenção da estrutura em termos de expectativa e integração’ (Stogdill, 1974, p. 411).

Liderança é ‘o incremento da influência sobre e acima de uma submissão mecânica com as diretrizes rotineiras da organização’ (Katz & Kahn, 1978, p. 528).

Liderança é ‘o processo de influenciar as atividades de um grupo organizado na direção de realização de um objetivo’ (Rouch & Behling, 1984, p. 46).

Como um conceito geral e simplificado, podemos concluir que Liderança é o processo de conduzir pessoas que gerem resultados. É a habilidade de motivar, influenciar e inspirar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente para alcançarem os objetivos de uma equipe e da organização.

A LIDERANÇA E A GESTÃ DE PESSOAS

Lidar com pessoas é uma das coisas mais complexas da humanidade, as relações sociais são estudadas por diversas civilizações, durante vários períodos da história.

Do mesmo modo no ambiente corporativo existem profissionais treinados e capazes de entender os desdobramentos que envolvem a relação dos profissionais treinados no ambiente de trabalho.

A liderança e a gestão de pessoas são áreas que começam a convergir para chegarem a denominadores comuns, visando à satisfação dos colaboradores durante a jornada de trabalho.

Identificar líderes a princípio é uma tarefa fácil, mas ao tentar desenvolver programas e planejamentos na prática torna-se um grande desafio para os líderes.

Devido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com