TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESIGUALDADE SOCIAL

Por:   •  27/3/2017  •  Resenha  •  957 Palavras (4 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 4

DESIGUALDADE SOCIAL

A desigualdade social possui várias faces, pois são frutos das relações sociais, políticas e culturais, porém a desigualdade econômica é gritante, pois afeta a dignidade do ser humano que não possui sequer o básico para sobreviver. Os nossos direitos fundamentais são garantidos pela Constituição Federal, no entanto na prática não é exatamente o que acontece, pois muito ainda deve ser feito para que esses direitos possam trazer garantias para vivermos em uma sociedade mais justa.

A desigualdade social é produzida por vários fatores desde a concentração de riqueza nas mãos de poucos e a exclusão da população nas decisões do poder estatal, a exemplo disso podemos citar as mudanças nos direitos trabalhistas e previdenciários os quais demoraram anos para serem conquistados. Sabemos que a desigualdade é um problema que afligem vários países principalmente os subdesenvolvidos. No século XVIII a revolução industrial e o capitalismo provocaram desenvolvimentos, porém fez com que surgisse a divisão das classes, enquanto um produz o outro detém os meios de produção sendo que o poder de dominação gera a desigualdade.

Na concepção de Karl Marx a desigualdade social é um fenômeno causado pela divisão das classes sendo que, as dominantes utilizam-se da miséria gerada como um instrumento de domínio sobre as classes dominadas.

Quando se trata de desigualdade no Brasil estamos falando de milhões que vivem na pobreza, pois, os estados que apresenta o maior índice são os da região norte, nordeste e centro oeste. D e acordo com o documentário Garapa do diretor José Padilha que retrata a miséria das famílias no Ceará que sobrevivem com o valor de R$ 58,00 de auxílio do governo é como se fosse um soco no estômago, pois a situação é estarrecedora ver aquelas crianças bebendo caldo de cana na mamadeira como se fosse o leite ou até mesmo comendo sopa de cacto no lugar do feijão.O documentário denuncia a omissão do Estado nas questões essenciais para combater a fome e a desigualdade.

A desigualdade tornou-se uma paisagem que integra o cotidiano das pessoas, no entanto para a mídia é mais vantajoso publicar que uma artista comprou uma bolsa de R$ 30.000 ou construiu uma mansão com 35 quartos do que mostrar a realidade de um povo que mora na rua e sobrevive dos restos encontrados no lixo e é essa condição subalterna que vive grande parte da população. Nota-se que a desigualdade gera outros fatores negativos tais como: a violência ,criminalidade,desemprego,desigualdade racial .A desigualdade racial tem seus índices aumentados com o fenômeno da desigualdade social pois, há uma disparidade na distribuição de recursos financeiros,em muitas sociedades gera a separação ou uma segregação de acordo com o tom de pele ,grau de instrução ,religião e orientação sexual .

A segregação racial por mais que aparentemente não exista ela encontra-se camuflada, pois há uma parcela da sociedade que ainda se incomoda em conviver com as pessoas de outro nível social ou de outra etnia levando em consideração a cor da pele. O rolezinho foi uma forma de trazer á tona o preconceito o racismo e a segregação racial que ainda existe no Brasil. Apesar da desigualdade ainda ser bem expressiva no Brasil, ocorreu as ascensão da classe C o qual permitiu que os jovens pudessem frequentar o shopping, comprar roupas de marcas, porém tudo isso acabou influenciando o cotidiano das classes altas, pois era natural frequentar esses ambientes quem possui maior poder aquisitivo. No entanto os integrantes do rolezinho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (46.5 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com