TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESIGUALDADES SOCIAIS E A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL

Artigos Científicos: DESIGUALDADES SOCIAIS E A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  1.904 Palavras (8 Páginas)  •  902 Visualizações

Página 1 de 8

A existência de políticas sociais pode ser considerada como um fenômeno associado à constituição da sociedade burguesa, ou ao modo capitalista de produzir e reproduzir-se. De acordo com alguns estudiosos no assunto, seu inicio foi marcado, como do final do século XIX com a criação e multiplicação das primeiras legislações e medidas de proteção social, generalizando-se após a segunda guerra mundial, com a construção do Welfare State nos países da Europa Ocidental, com o plano Beveridge - Inglaterra, 1942, e com os diversos padrões de proteção social tanto nos países de capitalismo central, quanto nos países de periferia. O que se sabe porém, é que, a avaliação desse universo está relacionada às relações entre as classes sociais e os segmentos de classe ou forças sociais, além das condições econômicas gerais, que de alguma maneira, interferem nas opções políticas e econômicas dos governos.

A existência de políticas sociais pode ser considerada como um fenômeno associado à constituição da sociedade burguesa, ou ao modo capitalista de produzir e reproduzir-se.

De acordo com alguns estudiosos no assunto, seu inicio foi marcado, como do final do século XIX com a criação e multiplicação das primeiras legislações e medidas de proteção social, generalizando-se após a segunda guerra mundial, com a construção do Welfare State nos países da Europa Ocidental, com o plano Beveridge - Inglaterra, 1942, e com os diversos padrões de proteção social tanto nos países de capitalismo central, quanto nos países de periferia. O que se sabe porém, é que, a avaliação desse universo está relacionada às relações entre as classes sociais e os segmentos de classe ou forças sociais, além das condições econômicas gerais, que de alguma maneira, interferem nas opções políticas e econômicas dos governos.

No modo capitalista de produção da vida social, a classe capitalista detém os poderes político e econômico, determinando, assim, toda a vida social. Há que se considerar que numa sociedade capitalista democrática, alguns aspectos da vida social são decididos coletivamente, fundamentalmente aquelas decisões que não impliquem em mudanças substanciais no modo de produção. Um modo de produção que se funda na desigualdade e na exploração da força de trabalho. Um modo de produção onde a política é a política definida pelas classes dominantes e que responde aos interesses desta. A política social não foge a esta regra. Como o capital e o trabalho se constituem nas duas categorias fundamentais do modo capitalista de produção, a política social transita entre ambos. Ou seja, ainda que, prioritariamente, respondendo às necessidades do capital, esta resposta deve produzir algum grau de satisfação às necessidades do trabalho. Portanto, há uma problematicidade na política social, dado que ela se insere no âmbito da tentativa de buscar um certo grau de compatibilidade entre o capital e o trabalho.

A política e a política social, portanto, apresentam claro e inequívoco conteúdo de classe social, e respondem, em última instância, aos interesses das classes dominantes. Isto não significa que se deve, neste momento histórico, negar uma ou outra – ou ambas. O que é fundamental é o fortalecimento daqueles que se encontram fora dos processos decisórios que se dão, em última instância, no âmbito político. Os espaços políticos já existentes – sindicatos, associações, conselhos – e a busca incessante de criação de novos espaços de participação, podem se constituir em um caminho possível de fortalecimento dos indivíduos para que reconheçam sujeito coletivo e imponham mudanças importantes em ambas as políticas, mudanças estas que venham a favorecer a maioria da população.

A conexão entre política social e Serviço Social no Brasil surge com o incremento da intervenção estatal, pela via de processos de modernização conservadora no Brasil (Behring, 2003), a partir dos anos 1930.Essa expansão de papel de Estado, em sintonia com as tendências mundiais após a grande crise capitalista de 1929, mas mediada pela particularidade histórica brasileira, envolveu também a área social, tendo em vista o enfraquecimento das latentes expressões da questão social, e que foi acompanhada pela profissionalização do Serviço Social, como especialização do trabalho coletivo. Há portanto, um vínculo estrutural entre a constituição das políticas sociais e o surgimento dessa profissão na divisão social e técnica do trabalho, como afirmam Iamamoto e Carvalho em seu texto fundamental de 1982.

A que relatamos a vida de um homem religioso mais que lutava pelos direitos sociais. Gandhi um advogado que se vê a trabalhar na África do Sul onde não e reconhecido profissionalmente pois logo bem no inicio sofreu preconceito racial, etnia, torturas tanto corporal como verbal, um homem corajoso para ele a verdade Ra a verdade acreditava que o trabalho do homem era tão importante como as leis. Com isso fazia manifestações sociais com os trabalhadores da mina em prol de seus direitos sociais, lutar contra as leis injustas.

Um lugar dividido por religiões, status sociais, era uma luta constante a favor da independência onde a injustiça a luta.

Gandhi e como se fosse Getulio Vargas para os pobres ele era mãe dos ricos e pai dos pobres. Ajudava os pobres a lutar pelos seus direitos de moradia, plantação, sofria bastante com a perseguição dos grandes latifundiários britânicos que cobrava pelas terra ou seja e o velho sistema feudal e assim viviam presos pela forma de ver o mundo político, religioso. Gandhi era a esperança daquele povo que esperava por justiça e paz.

Um filme que inspira, que mostra a luta pacifica de um homem que enxergou alem do seu tempo e teve o “desperta” de sua consciência social. De sua visão humanista e universalizaste, usando para isso somente a sua voz e a sua inteligência, levando um sopro de esperança para todos.

O Pacto internacional das nações unidas de 1966 foi adotado pelo Brasil em 1992 e refletiu-se na constituição da republica federativa do Brasil de 1988 e sua emenda constitucional de 2010, resultando nos seguintes direitos definidos por seu artigo 6º a educação, a saúde, alimentação o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção á maternidade e á infância a assistência aos desamparados na forma desta constituição.

Os direitos sociais, apesar de expressos em diversas legislações nacionais, não estão totalmente assegurados a todos. Alguns deles inclusive a educação espera-se que á no Brasil resolva sozinha , os problemas sociais do país, no entanto, é preciso primeiro melhorar a formação dos docentes, nisto que o desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com