TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIA DE FALAR O QUE PENSO

Por:   •  16/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.266 Palavras (14 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 14

Secretária da Cultura do Município de Osasco

O Dia do que Eu falo que penso!

Osasco
2016

Secretária da Cultura do Município de Osasco

O Dia do que Eu falo que penso!

Professor Diogo Rosado

Projeto para prática de liberdade de expressão feito da própria autoria.

Osasco
2016
[pic 1]

Resumo

Projeto foi tem como base informações jornalísticas, embasamento a outro projeto desenvolvido na Inglaterra, cidade de Londres, artigos das constituição. Com intuito de trazer a uma característica que é sinônimo e que também faz parte do conceito de democracia. Com fontes em reportagens, sustentados com dados de notícias e ilustrado com letra de música, o projeto faz jus à liberdade de expressão.

Palavras Chaves: Democracia, Expressão, Falar

Abstract

Project is based on journalistic information, basement to another project developed in England, City of London, articles of the constitution. Aiming to bring a feature that is synonymous and that is part of the concept of democracy. With sources in reporting, supported with news and data illustrated with lyric, the project is entitled to freedom of expression.

Key Word: Democracy, Expression, Talk.

[pic 2]

Sumário

  1. Introdução                                                                Página 5

  1. Justificativa                                                                Página 7
  1. Objetivo Geral                                                        Página 9
  1. Objetivo Especifico                                                Página 10
  1. Metodologia                                                        Página 11
  1. Conclusão                                                                Página 14
  1. Referência Bibliográfica                                                Página 15
  1. Introdução

A liberdade de expressão é uns dos ideais que a população mundial mais luta para consegui-la. Sempre durante a história do mundo o povo nunca fez a prática de falar o que pensa, e sim o ato de pensar antes de falar, é óbvio que essa atitude é devido às consequências que será ocasionado pelo o que essa pessoa vai dizer, até um verso da música do Gabriel, O Pensador - Se liga aí - confirma essa colocação “[...]A gente pensa que é livre pra falar tudo que pensa mas a gente sempre pensa um pouco antes de falar![...]” (PENSADOR; LIMINHA; LIMA, 2001).

Tentam deixar de ser hipócritas e se colocam uma meta que sempre falaram a verdade. E isso é ótimo, se não fosse o caso de a pessoa não saber se expressar ou opinar, pois a suposta “qualidade” de ser sincero - no qual seja uma obrigação do ser humano e não uma qualidade - nos tempos atuais, se tornar uma satisfação quando a pessoa age de forma honesta com terceiros e, principalmente com ela mesmo. Uma realização satisfatória é concedida para o indivíduo quando este fala o que sente no momento que é preciso falar.

Relatar os pensamentos sobre um momento político, social, econômico, entre outros assuntos, é bom para a sociedade no qual vive o cidadão que queira exercer seu direito de se expressar, e é ainda melhor quando se pode falar em público sem que haja algum tipo de retaliação de alguém especifico ou um órgão público. Sempre levando em consideração que essa atitude de falar em público é muito boa para quem gosta.

A população tem essa forma de se expressar, contudo não conforme o imaginado onde se poderia dissertar oralmente suas reflexões a “céu aberto” e aos ouvidos do público. A forma de liberdade de expressão que existe está vinculada à uma ferramenta de total utilidade para sociedade, a internet; e o “palanque” para depositar os comentários de determinado assunto está nas redes sociais.  No entanto há umas questões que ainda não foram respondidas em relação a essa forma de expressar: Quem analisa o que se pode falar? Como pode falar? Para quem pode falar? Por que essas indagações foram levantadas e será que há outras? Sim, há outras perguntas que poderiam ser computadas, mas não serão analisadas nesse momento; em relação às questões impostas, foram levantadas devido ao súbito crescimento de declaração racista, preconceituosas e entre outras ofensas morais à determinadas pessoas ou grupos, essa liberdade de expressão, se transformou em liberdade de agressão. Com isso, se feri completamente um regime democrático de respeito e direito. Porque confundir a liberdade de expressão com inclui a liberdade de falar o que pensa ofendendo a uma pessoa ou grupo, se transforma em um ato de repugnância, agressividade e barbárie, fugindo completamente da situação proposta, que é opinar sobre o assunto apontando problema para achar a solução, ou apontando o problema e citando também a solução.

Portanto, esse projeto deve ser colocado em prática para que o povo de Osasco, passe a ter a oportunidade de expressar a opinião “Ao Vivo” e ao mesmo tempo aprenda a respeitar o próximo. Concluindo em uma conciliação entre falar o que pensa com Respeito ao próximo, para se tornar em uma crítica construtiva.

  1. Justificativa

Se vê com pesquisas, através de órgãos responsáveis nesses setores de estatísticas e probabilidade, que há um número grande de pessoas participando ativamente de discussões de assuntos sociais, políticos e econômicos, direta ou indiretamente. Pelo menos aparenta que essas pessoas gostam de comentar o que acharam sobre determinados assunto.

Os comentários nas redes sociais estão em ascensão, em alguns casos opnião de um cliente em uma rede social serve como fator decisivo para que outros consumidores também possam aderir o produto, ou seja, o comentário de uma rede social em relação à algo consumido se transforma em um marketing desse produto fazendo atrair mais compradores, como se lê em uma reportagem feita por um site português, com o repórter Carlos Cipriano, sobre a hospedagem em hotéis “[...]Num total de 340 respostas, 80% dos inquiridos valorizaram a opinião de quem já conhecia o hotel em detrimento do seu número de estrelas[...]” (CIPRIANO, 2015).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (352.2 Kb)   docx (248 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com