TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFERENÇAS SOCIAIS - ANÁLISE DAS CHARGES

Casos: DIFERENÇAS SOCIAIS - ANÁLISE DAS CHARGES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  1.985 Palavras (8 Páginas)  •  1.175 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CURSO: ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA: CIÊNCIAS SOCIAIS

TURMA: N23

DIFERENÇAS SOCIAIS – ANÁLISE DAS CHARGES

PROFª. MICHELLE DA ROSA

CAMPO GRANDE/MS

NOVEMBRO DE 2013

INTRODUÇÃO

Sabemos que é impossível construir uma sociedade de iguais, e que sempre existirão desigualdades sociais. Com a globalização e a facilidade de compartilhar informações, a sociedade civil está unindo-se em manifestações e protestando para que todos tenham acesso aos seus direitos.

Segundo Dias (2010) a utopia da igualdade a ser concretizada está na obtenção de direitos iguais a todos, independentemente de sua condição social, sexual, de raça, de etnia, etc. O atendimento das necessidades básicas – alimentação, moradia, saúde, bem estar social etc. – deve integrar os direitos fundamentais da existência humana (DIAS, 2010). Todos possuem suas diferenças, porém todos deveriam ter acesso às mesmas oportunidades.

Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos que rege em nosso país, no Artigo I encontramos a seguinte afirmação:

Art. I:Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos.

São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação

umas às outras com espírito de fraternidade.

Baseando-se nas leis que abordam os direitos dos seres humanos e outras fontes, o propósito do trabalho é apresentar visões diferentes a cerca da desigualdade social vivida no Brasil. Será analisado 5 (cinco) charges que tratam de assuntos como alimentação, educação, saúde e política democrática.

Essas imagens trazem consigo a realidade brasileira de como o povo é tratado em relação a serviços públicos e o que acontece com as pessoas, quando buscam educação, atendimento médico, e etc. As opiniões tratadas neste trabalho são visões particulares de cada membro do grupo, afim de esclarecer a mensagem trazida pela charge.

CHARGES ANALISADAS

CHARGE 7 - Desigualdades de direitos

Visões sobre a Charge:

 Se o Brasil fosse um estômago, ele estaria roncando! Essa frase reflete a situação real do Brasil, em pleno século XXI: boa parte da população brasileira ainda passa fome. Apesar de as estimativas sobre a fome não serem precisas, os números são preocupantes. A Fundação Getúlio Vargas mostro na sua última pesquisa feita que 50 milhões de brasileiros passam fome. O Governo Federal é mais otimista: dizem que 26 milhões de pessoas ainda não têm acesso a um prato de comida todos os dias. O número exato é menos importante. O direito à alimentação é fundamental para todos, e a fome precisa ser combatida urgentemente em nossa nação.

 A presente charge mostra uma grande e difícil realidade, o tamanho das desigualdades do nosso País. A situação de uma pessoa bem de vida, com riquezas facilidades e posses, que cada vez mais quer aumentar seu império. Pessoas que pensam que o luxo é uma necessidade, que sem ele não conseguiriam sobreviver hoje em dia. Em contrapartida mostra um simples cidadão, que nem no prato de comida completo esta pensando, esse cidadão apenas deseja um pão. Ou seja, onde estão os valores, sendo que todos vivem no mesmo País, mas ao mesmo tempo aparentam serem “dimensões paralelas”.

 A imagem representa muito bem o nosso regime econômico que é o capitalismo, neste regime quem tem mais dinheiro, tem tudo o que deseja enquanto os menos favorecidos trabalham muito para ter o mínimo de dignidade, ainda sim a fome continua sendo um grande problema. Enquanto o grande pode ter tudo o que almeja, o pequeno que não tem sequer uma boa escola e se contenta apenas com o mínimo, o pão.

CHARGE 13- Descaso com o Ensino Público

Visões sobre a Charge:

 O Direito à Educação Pública é Lei. Nos Artigosnº 53 e 54 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) declara-se que:

“Art. 53:A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.”

“Art. 54:” É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente: I- Ensino Fundamental obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria”

A lei brasileira declara que todos os brasileiros têm direito a ensino público gratuito e de qualidade, e que é dever do Governo garantir esse direito a todos. Porém essa lei não é aplicada em grande parte do Brasil, prejudicando principalmente os mais jovens.

 A educação defasada no nosso País tornou-se motivo de piada, pois há muito tempo a qualidade do ensino vem piorando e nenhuma atitude foi tomada. Essa questão sobre a educação é a maior responsável pelo alto nível de desigualdade social, é desde lá, que crianças, adolescentes e adultos vêm sendo separados e excluídos. No lugar onde deveriam aprender sobre cultura, ensino, oportunidades, eles estão mais preocupados se quando chover, sua sala ficará alagada, se terão luz, ventilador, ou até mesmo se terá um professor disponível para ministrar as aulas.

 Está na lei que toda criança deve ter acesso a escola de qualidade. O que vemos por aí é totalmente o contrário, faltam materiais para os educadores, em certas regiões do país as escolas públicas estão com sua estrutura comprometida e instalações que oferecem riscos aos estudantes. Isso sem contar com o baixo salário dos professores que tem um papel tão importante, que é o de formar a criança de hoje no cidadão de amanhã.

CHARGE 14 – Saúde Pública

Visões sobre a Charge:

 Falta investimento na Saúde Pública.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com