TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIMENSÃOES DO SER HUMANO: BIOLÓGICA, PSICOLÓGICA, SOCIAL E ESPIRITUAL

Ensaios: DIMENSÃOES DO SER HUMANO: BIOLÓGICA, PSICOLÓGICA, SOCIAL E ESPIRITUAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  6.624 Visualizações

Página 1 de 2

DIMENSÃOES DO SER HUMANO: BIOLÓGICA, PSICOLÓGICA, SOCIAL E ESPIRITUAL

Evolução do pensamento antropológico

É a partir das reflexões da civilização grega que surgem as observações mais organizadas sobre a estrutura e o funcionamento do corpo, da mente e sobre como estas dimensões humanas se relacionam. Questões como a fonte dos pensamentos humanos, a atividade cognitiva (como conhecemos), a natureza das emoções, a conduta voluntária, etc. despertaram interesse nos pensadores gregos a mais de 2400 anos. Em quanto o corpo era descrito por pensadores-cientistas como Hipócrates, Galeno, etc. na obra Timeu, Platão considera que a parte fundamental do ser humano é a alma, segundo ele seria composta por três partes, destacando que uma de elas é imortal, está seria o intelecto ou logos. O homem descrito por Platão é essencialmente alma, e o corpo é a parte impura, imperfeita que afeta a alma imortal. Esta Antropologia se denomina ‘Dualista’ por separar hierarquicamente as partes do ser humano. Já na concepção de ser humano de seu discípulo, Aristóteles, Alma e Corpo estão juntos, em uma unidade inseparável. Este segundo pensador grego coloca o homem em um plano terreno, da natureza. Seguidamente com o advento do cristianismo, o homem não só se relaciona só com a natureza, mas também com Deus.

Ser humano integral - Antropologia Teológica, o homem é uma unidade de substancia que estão unidas e trabalham em participação.

A partir de uma perspectiva filosófica, antropológica e também teológica podemos responder à pergunta: O que tem o homem de humano?

O grande esforço de este saber denominado Antropologia Filosófica radica em identificar os níveis ontológicos que compõem o ser humano (biológico, psicológico, social e espiritual).

Como já foi colocado, a contribuição dos pensadores gregos na questão antropológica é inestimável. Na Idade média se acoplam a esta a noção de ser humano os conceitos provindos da Antropologia Teológica Judaico-cristã, que traz uma visão trinitária da pessoa humana, que Paulo utiliza na carta aos Tessalonicenses: corpo (biológica), alma (psíquica) e dimensão de fé (espiritual).

Na concepção antropológica teológica atual temos:

• DIMENSÃO BIOLÓGICA (corpo)

Aspectos físicos do corpo,

A anatomia, a fisiologia;

Os sistemas muscular, digestivo, ósseo, ....;

As funções e disfunções dos diversos órgãos;

As necessidades fisiológicas. Etc.

DIMENSÃO PSÍQUICA (alma, psique, mente)

Personalidade,

Lembranças;

Ter emoções;

Sentimentos;

Vontade para resolver e solucionar problemas;

Está constantemente incorporada à realidade espacial do corpo.

ESPÍRITO (Geist).

Um termo que engloba o conceito de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com