TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DINAMICA PROCESSUAL DA SUPERVISÃO

Por:   •  18/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.429 Palavras (6 Páginas)  •  2.167 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

[pic 15]TERESINA-PI

2014

[pic 16][pic 17][pic 18][pic 19][pic 20]

SUMARIO

 

1    JUSTIFICATIVA ............................................................................    4

2    OBJETIVOS ..................................................................................    6

      2.1 Objetivo Geral .........................................................................    6

      2.2 Objetivo Específicos ...............................................................    6

      2.3 Objetivos Pedagógicos ..........................................................     7

3    SUPERVISÃO DE CAMPO ...........................................................    8

4    ORIENTAÇÃO ACADÊMICA ........................................................    9

5    DINAMICA PROCESSUAL DA SUPERVISÃO..............................    10

6    AVALIAÇÃO .................................................................................    11  

  1.JUSTIFICATIVA

       

           O presente plano de estágio trata-se da sistematização do planejamento das atividades que serão desenvolvidas pela estagiária, durante o estágio         supervisionado, a ser realizado no Centro de Atenção Psicossocial II Sul, visto que toda atividade necessita de um planejamento, para que sejam desenvolvidas de forma eficiente e eficaz.                                                                      

           O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) possui valor estratégico para a Reforma Psiquiátrica, demonstrando a possibilidade de organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico no país. Têm a função de evitar internações, promover a inserção social das pessoas com transtornos mentais e também deve servir de suporte a atenção a saúde mental na rede básica.  

           Os serviços prestados são de saúde, de âmbito municipal, abertos, contrapondo-se ao modelo hospitalocêntrico utilizado na antiguidade e comunitários do SUS, caracterizando-se como lugar de referência e tratamento para pessoas que sofrem de transtornos mentais, psicoses, neuroses graves, dentre outros, oferecendo atendimento diário, acompanhamento clinico e reinserção social, através de trabalho, lazer, exercício de seus direitos e outros.

             Os CAPS possuem equipe multiprofissional- composta por psicólogos, psiquiatras, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, técnicos administrativos, etc – e oferecem diversas atividades terapêuticas: psicoterapia individual ou grupal, oficinas terapêuticas, acompanhamento psiquiátrico, visitas domiciliares, atividades comunitárias. De acordo com o projeto terapêutico de cada usuário, estes podem passar o dia todo na Unidade, parte do dia ou vir apenas para alguma consulta.

             Os CAPS II possuem a capacidade de atender municípios com mais de 50.000 habitantes. Fundado em dezembro de 2009, atende as exigências do ministério da saúde, através da Fundação Municipal de Saúde – FMS. Sua equipe é formada por 01 Coordenadora, 01 Administradora, 01 Secretaria, 03 Psiquiatras, 02 Psicólogas, 03 Enfermeiras, 03 Assistentes Sociais, 02 Educadores físicos, 02 Terapeutas Ocupacionais, 03 Técnicas de enfermagem, 02 Nutricionista, 02 Artesãs, 6 auxiliar administrativos, 05 serviços gerais, 03 agentes de portaria, 04 militares.

            O Plano de estágio é uma proposta especifica e detalhada do estágio com o objetivo de estabelecer uma direção investigativa. Está sujeito a modificações durante o seu desenvolvimento, uma vez que a realidade é mutante e está em constante movimento.

             O Plano de estágio permite o planejamento da investigação, indicando por que observar, para que, como, o que investigar, onde, estudo e análise explicativa na investigação. Nele estão contidos direcionamentos que permitem o nível teórico, uma pré-compreensão teórica da realidade social.        

             O estágio curricular obrigatório justiça-se pela sua inquestionável importância para a formação profissional, como requisito básico, constituindo como uma disciplina como as demais, exigida sua aprovação para formação em todos os cursos de Bacharelado em Serviço Social. Portanto, conforme Silva (1994) a disciplina de estágio vem possibilitar a capacitação do aluno para o exercício profissional, possibilitando-lhe a articulação teórica-prática.

              Nesta experiência o estagiário formará além de seu perfil profissional, seu perfil pessoal, aptos ao mercado de trabalho, a exercer plenamente sua cidadania, sendo capaz de além de interferir na realidade, transformá-la. Neste processo de formação profissional identificamos três sujeitos, o estagiário, o Supervisor de Campo e o Docente Supervisor, havendo uma aprendizagem mútua, onde deverão possuir para além da dimensão ético-profissional, um elo de confiança, responsabilidade, segurança entre outros.

               As atividades desenvolvidas na instituição em sua maioria são realizadas pela equipe multiprofissional, porém existem aquelas que são especificas de cada profissional. O Assistente Social na instituição faz atendimentos em grupos, realizado todas as segundas feiras, atendimentos individuais, Busca Ativa, Rodas de Terapia comunitária, Visitas Domiciliares, Acolhimento, Triagem, Encaminhamentos, Orientações sociais, sendo de suma importância que o estagiário se faça presente nestas atividades para que possa conhecer o trabalho do Assistente Social, compreendendo o contexto da instituição, como o Serviço Social se coloca nela e sua inquestionável importância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (180 Kb)   docx (34.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com