TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A visão histórica e contextualizada o uso de drogas X Processo de intervenção em dependência química.

Por:   •  17/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.163 Palavras (5 Páginas)  •  607 Visualizações

Página 1 de 5

UNIÃO DAS ESCOLAS SUPERIORES DA FUNESO

UNESF

ALCIONE KELLY CAMPOS DE SOUZA DA CRUZ

VERONICA ALVES DA SILVA

MARIA DE FÁTIMA DA SILVA

VALDENICE DA SILVA MENDONÇA

A visão histórica e contextualizada o uso de drogas X Processo de intervenção em dependência química.

Colônia Leopoldina-Al

Abril/2015

ALCIONE KELLY CAMPOS DE SOUZA DA CRUZ

VERONICA ALVES DA SILVA

MARIA DE FÁTIMA DA SILVA

VALDENICE DA SILVA MENDONÇA

Trabalho apresentado à disciplina Psicopatologia e dependências químicas do curso de Teologia e Pedagogia, da UNESF, ministrado pelo professor Maria Gilberto Nunes.

Colônia Leopoldina-Al

Abril/2015

SUMÁRIO

Introdução.......................................................................................... 04

Desenvolvimento        ..............................................................................05

Conclusão        ...........................................................................................08

Referencias        .........................................................................................09


Introdução

Este trabalho discorre sobre a importância da escola e da família no tratamento das dependências químicas. Esta pesquisa enfatiza a necessidade da participação da família no contexto do tratamento do dependente químico para que os resultados sejam satisfatórios. O tratamento e orientação à família também contribuem para a base de uma ação efetiva de prevenção. Considerando a escola responsável por grande parte da formação do ser humano, o trabalho da equipe escolar na instituição de ensino tem um caráter preventivo no sentido de procurar criar competências e habilidades para solução dos problemas. Com esta finalidade e em decorrência do grande número de estudantes cada vez mais inserido no mundo das drogas, é que faremos um breve resumo sobre o contexto drogas.

A visão histórica e contextualizada o uso de drogas X Processo de intervenção em dependência química

  O conceito da palavra DROGAS se refere a qualquer ingrediente ou substância química, natural ou sintética que provoca alterações físicas e psíquicas numa pessoa. As drogas naturais são obtidas em plantas e em minerais, as drogas químicas são obtidas em farmácias (lembrando que todo medicamento é droga e faz mal se usado incorretamente) e drogas sintéticas que são fabricadas em laboratórios.

As drogas estão com força total atingindo a sociedade de maneira geral, não importando sexo, idade, profissão, classe social ou etnia. Ainda mais influente do que nos anos anteriores, a dependência física e psicológica das pessoas com relação às drogas, tornou-se algo comum principalmente entre os jovens, a maconha, cocaína, crack, entre outros tipos de drogas são muito mais usados nos dias de hoje, e mesmo com o esforço das autoridades para impedir o tráfico dessas substâncias químicas é praticamente impossível bloquear o comércio para uso dos viciados. Os custos sociais decorrentes do uso abusivo de drogas são bem significativos.

Há drogas capazes de alterar o funcionamento mental ou psíquico - são denominadas “drogas psicotrópicas” ou simplesmente “psicotrópicas”. Desse modo, drogas psicotrópicas são aquelas que atuam sobre o nosso cérebro, alterando nossa maneira de sentir, de pensar e, muitas vezes, de agir. Mas estas alterações do nosso psiquismo não são iguais para toda e qualquer droga. Cada substância é capaz de causar diferentes reações. Uma parte das drogas psicotrópicas é capaz de causar dependência. Essas substâncias receberam a denominação de drogas de abuso, devido ao uso descontrolado observado com frequência entre os seus usuários.

O uso indevido de substâncias psicoativas tomou proporção de grave problema de saúde pública no país e esta constatação também se reflete nos demais segmentos da sociedade pela relação comprovada de tal uso com os agravos sociais dele decorrentes (Ministério da Saúde, 2001). Suas consequências afetam, com considerável prejuízo, homens e mulheres de diferentes grupos étnicos, independentemente de classe social e econômica, ou mesmo de idade (Macedo, 2004).

A família e a escola no processo de intervenção das drogas.

As drogas estão presentes na sociedade e têm sido alvo da atenção de muitas famílias, seja pela preocupação com aqueles que não usam ou pararam de usar, ou com os que fazem uso.  A família é a célula formadora da comunidade, portanto, não é possível desenvolver ações preventivas na comunidade sem que a ela participe. Tanto a família quanto a escola são parte de um grupo maior que chamamos comunidade. Cada comunidade, como cada família, ou cada escola tem sua história, sua localização, seus valores, seus projetos e seus problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (115.1 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com