TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DURKHEIM, Émile. Cap I “O que é fato social” e Cap II "A observação dos fatos sociais” In: As regras do método sociológico. Coleção Os Pensadores. Editora Abril Cultural. São Paulo, 1973.

Por:   •  17/7/2021  •  Resenha  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal de Catalão                                              28 de junho de 2021.

Curso: Ciências Biológicas

Disciplina: Sociologia

Profa.: Fernanda Ferreira Mota

Aluna/o: Julia Lourenço de Souza

Matrícula: 201804960

Fichamento: 2

DURKHEIM, Émile. Cap I “O que é fato social” e Cap II "A observação dos fatos sociais” In: As regras do método sociológico. Coleção Os Pensadores. Editora Abril Cultural. São Paulo, 1973.

  • Fato social é todos os fenômenos que ocorrem na sociedade que apresentam algum interesse social. Esses fatos são comportamentos estabelecidos de acordo com o meio social que ele vive. Mesmo que possamos nos libertar desses comportamentos, é indo contra e lutando contra eles.
  • O homem não pode viver no meio das coisas sem que as ideias geradas a partir da convivência com o mundo em que está inserido regulem seu comportamento. É importante a reflexão que aparta o passado e o presente, ao invés de buscar compreender os factos adquiridos e os realizados mas a realização de outros.
  • Para prever comportamentos é necessário excluir todas as pré-noções, excluindo todas as ideias anteriormente aceitas, considerando apenas os conceitos que foram cientificamente elaborados conforme o método científico prevê.  
  • Uma teoria só pode ser controlada se soubermos reconhecer os fatos de que ela deve dar conta, essa é a definição inicial em que se estabelece o objeto de estudo. Deve-se tomar como objeto de estudo um grupo de fenômenos por certas características exteriores que lhe sejam comuns.
  • Quando um sociólogo pretende estudar uma ordem de fatos sociais, deve se esforçar para considerá-los sob um ângulo em que as manifestações individuais não se manifestem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (68.2 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com