TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Da necessidade à liberdade: Uma nota sobre as propostas de Diderot e Condorcet para o Ensino Superior

Por:   •  23/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  708 Palavras (3 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Mariana Cristina Pimenta Negri

RA: 181123991

Disciplina: Introdução à Sociologia

Texto: PIOZZI, Patrizia. Da necessidade à liberdade: Uma nota sobre as propostas de Diderot e Condorcet para o Ensino Superior.

Em seu texto “Da necessidade à liberdade: Uma nota sobre as propostas de Diderot e Condorcet para o Ensino Superior”, Patrizia Piozzi apresenta as ideias de Diderot e de Condorcet em comparação com as de outros sociólogos/filósofos como John Locke e Platão, mostrando como seus conceitos são diretamente contrários aos de Diderot e de Condorcet.

Platão, por exemplo, divide a sociedade em Ouro, Prata e Bronze, nesse caso as pessoas dessa sociedade seriam divididas por sua capacidade intelectual e não por sua classe social. Esse método pretendia usar as habilidades pessoais para o progresso e evolução de uma sociedade

Exemplificando o método de Platão:[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

O Iluminismo vem completamente em contramão a esse método, pois os homens das luzes visavam a universalização do conhecimento, a fim de diminuir as desigualdades e conflitos sociais.

John Locke, conhecido como “pai do liberalismo”, defende “a desigualdade natural dos talentos”, ou seja, a ascensão por mérito. Segundo Locke, todos nascemos livres, iguais e dotados de razão, mas somos separados de acordo com o uso que faz dessa razão. Sendo assim, os que dominam a propriedade privada possuem uma razão superior, não melhor, e os que não dominam trabalham para aqueles que detém o domínio, sendo assim dotados de uma razão inferior.

O modelo de estudo defendido por Locke dirigido aos filhos dos proprietários (os gentlemans) baseia-se em aulas de administração para que pudessem conduzir o patrimônio da família. Já para os filhos dos não-proprietários, as aulas seriam de artesanato e costura, para que pudessem produzir sua subsistência e não depender do governo, em troca receberiam pão e água, no inverno (se necessário) receberiam mingau quente. A única aula que teriam além das atividades manuais seria a moral religiosa, com o intuito de doutrinar e explorar os indivíduos, como diz Diderot, aplicando também a punição física (açoite), servindo assim sob total obediência.

Para Diderot, tal método de ensino seria apenas mais uma forma de doutrinação e exploração, onde os pobres aprenderiam a trabalhar e obedecer e não a pensar, tornando-se “comediantes, soldados gatunos, jogadores, velhacos, escroques e vagabundos”. Também evidencia que o conhecimento mais necessário é menos útil, e o mais útil, inacessível.

Diderot e Condorcet estabelecem a educação como responsabilidade do governo, defendem o ensino dos princípios da ciência natural e moral, incentivando o entendimento sobre a natureza e a vida e não apenas habilidades mecânicas, assim fortalecendo as capacidades analíticas e críticas. Diderot defende o ensino da filosofia e da política, pois segundo ele são “limas silenciosas de todos os pré-conceitos populares” e também defende que o esforço e o talento de um estudante deve ser o único critério para promover a classe social de uma pessoa. O pai da Enciclopédia também é contra a mercantilização da Medicina, pois transforma um direito de todos, que é dominar a ciência e o tratamento de doenças, um privilégio para poucos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (105.1 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com