TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo dinâmico, proposta de intervenção a problematicas do ensino superior para cursos de exatas

Por:   •  20/9/2018  •  Resenha  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade de Brasília

Professora:

Dra. Luciana Campolina

Disciplina:

Desenvolvimento Psicológico e Ensino – DPE.

Alunos:

Gabriel Lucas Araújo Glória

Jenifer da Silva Gonçalves

Turma:

D

Estudo Dinâmico de Intervenção – Inclusão.

O propósito desse estudo é evidenciar as dificuldades enfrentadas por alunos ingressos na universidade advindos de escolas da rede pública, em questão nos cursos de exatas. É importante reafirmar que a qualidade de ensino da maioria dos alunos matriculados em escolas particulares é superior ao ensino recebido por grande parte dos alunos que frequentam escolas públicas.

Os problemas que os alunos de colégios públicos enfrentam são diversos, desde a estrutura geral das escolas, a má qualidade dos materiais e do ensino, a desatualização dos livros, e por sucessivas greves, além disso, a pouca motivação tanto por parte dos discentes quanto dos docentes, o que agrava o aprendizado dos alunos. Esse agravamento ocorre de forma gradual, desde os primórdios do ensino, ou seja, na educação infantil e se prolonga até o ensino médio. Em paralelo a esses problemas, uma possibilidade de amenizar as desigualdades acentuadas entre alunos oriundos das escolas particulares e públicas é a criação das cotas.

As cotas foram o resultado de um programa social que tem como objetivo aumentar a possibilidade de alunos de baixa renda, negros e oriundos de escolas públicas a terem a oportunidade de receber ensino superior de qualidade em universidades públicas estaduais e federais. Entretanto, ao ingressarem na universidade os estudantes passam a enfrentar outro problema que se fundamenta na falta de auxilio prestado pela universidade a fim de amenizar as dificuldades em se aprender os conteúdos, devido a educação defasada recebida durante o ensino básico.

Diante desse cenário, concluímos que uma alternativa para que os estudantes que vieram de colégios públicos alcancem resultados satisfatórios, seja a elaboração de uma disciplina comum a todos os cursos de exatas, a fim de que os alunos desses cursos tenham a mesma base para desenvolvimento de suas atividades curriculares. De modo que os próprios estudantes façam rodas de estudo com o intuito de ajudarem a eles mesmos, além de aulas ministradas pelos professores da universidade que abranjam desde conhecimentos básicos aos conhecimentos teóricos e práticos mais avançados.

Desse modo, estaremos oferecendo a chance para que todos os estudantes ingressados em universidades estaduais ou federais tenham o mesmo ponto de partida para o aprendizado dos conteúdos referentes aos seus respectivos cursos, ou seja, essa ação fará a inclusão daqueles que obtiveram formação básica na rede pública de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (74.9 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com