TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

De que Maneira os Dados Obtidos da População Indígena no Censo 2022

Por:   •  14/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

De que forma os dados sobre as populações indígenas, obtidos através do censo demográfico de 2022, poderão contribuir para a antropologia atualmente. Em quais aspectos ele é ou não importante para este estudo?

O Censo Demográfico é um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que tem como objetivo levantar dados sobre a população do país e sua condição de vida. As informações coletadas são importantes, pois servirão para a criação de políticas públicas que atenderão as necessidades da sociedade brasileira. A última pesquisa foi feita em 2010 e após 12 anos está sendo realizada no ano atual de 2022. O Censo deste ano tem como novidade a participação dos quilombolas e o questionário de abordagem em agrupamento indígena, o qual há perguntas sobre a infraestrutura, o acesso aos recursos naturais, educação, saúde, entre outros temas relacionados a comunidade indígena.

As investigações feitas nas aldeias são de suma importância para a compreensão dos aspectos sociais no Brasil e contribuem para o estudo da antropologia contemporânea. Para Priscila Farfan Barroso “Antropologia propõe um olhar integral sobre o homem, que considere aspectos biológicos, sociais e culturais” (UNIDADE 2, a história da antropologia; p.14). Diante disso, a antropologia compreende a luta dos indígenas e contribui para a valorização, respeito da cultura e inserção desse grupo em espaços, antes os quais não faziam parte. Com os dados do Censo de 2022, isso será refortalecido para que a população entenda a dimensão, os movimentos e a importância do povo indígena brasileiro.

Em suma, é necessário destacar que o Censo é importante para o levantamento de dados estatísticos que retratam a situação atual dos povos nativos, quantos são, onde habitam e como vivem. Com esse retrato será possível a tomada de decisões de políticas públicas e da iniciativa privada para assim dar as condições e o respeito que esse povo - importante para a história do Brasil - merece.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (33.9 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com