TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UTILIZAÇÃO DO CENSO E SEUS PROCEDIMENTOS DE COLETA DE DADOS

Por:   •  18/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA – UVA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

PESQUISA DE MERCADO

A UTILIZAÇÃO DO CENSO E SEUS PROCEDIMENTOS DE COLETA DE DADOS

CASSIANO LUCAS LAUDADIO BAIÃO

MATRÍCULA 20171300049

CABO FRIO

2018

De acordo com o INEP (2018)

O Censo Escolar é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do país, das unidades federativas, dos municípios e do Distrito Federal, bem como das escolas e, com isso, acompanhar a efetividade das políticas públicas.

        A partir dessa definição, podemos iniciar a reflexão acerca da aplicação do censo para o desenvolvimento de uma pesquisa.

        O Censo Escolar é a principal ferramenta existente para compreender a situação do país, as características dos alunos, as necessidades das escolas, ou, até mesmo, compreender problemas específicos que podem estar ocorrendo em determinados estados ou cidades.

        Através do Censo Escolar, podemos iniciar diversas pesquisas para soluções de problemas, utilizando somente os dados disponibilizados pelo mesmo. Podemos, por exemplo, identificar quais estados estão precisando de intervenção para elevar a qualidade da educação, ou quais escolas estão mais necessitadas de insumos em determinado momento, evitando assim, desperdício de dinheiro por parte do governo, focando onde realmente há necessidade.

        Podemos então, entender como o Censo é importante para a realização de diversas pesquisas feitas diariamente. Não somente o Censo Escolar, mas também diversos outros realizados pelo IBGE, como o Censo Agro, que visa conhecer as características e a produção de todos os estabelecimentos agropecuários do território brasileiro, ou os Censos Populacionais, que produzem informações acerca da população em geral, realizados anualmente ou em períodos regulares, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

        Para completar a reflexão, podemos diferenciar o censo da amostra, termos que causam muita confusão, mesmo tendo definições completamente diferentes. As diferenças podem ser compreendidas a partir das seguintes definições:

  • População- é o conjunto completo de todos os elementos a serem estudados.
  • Censo- é analisar todos os elementos de uma população.
  • Amostra- é um subconjunto de elementos da população para estudo, ou seja, extrair somente uma parte da população e, a partir dos resultados obtidos, tirar conclusões para o restante da população como um todo.

Os dois métodos de pesquisa possuem seus pontos positivos e negativos, como destacaremos a seguir. Começaremos pelo Censo e logo a seguir falaremos dos prós e contras da amostra:

Pontos positivos do censo

  • Exclui a possibilidade de erro na representatividade da população, uma vez que todos os elementos da população serão estudados, não dando margem para esse tipo de erro.
  • Dados muito mais precisos e confiáveis, mesmo em populações onde as diferenças nas características são grandes.

Pontos negativos do censo

  • A principal desvantagem que podemos citar do censo é o custo alto que é preciso para sua realização.
  • O tempo utilizado também é uma desvantagem grande, se comparado ao tempo necessário para a realização de uma amostra.

Pontos positivos da amostra

  • Tempo e custo muito menores para sua realização, quando comparados ao censo.
  • Mais facilidade na análise dos dados, uma vez que o número de indivíduos estudado, normalmente é bem menor.

Pontos negativos da amostra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (87.6 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com