TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UTILIZAÇÃO DO CENSO E SEUS PROCEDIMENTOS DE COLETA DE DADOS

Por:   •  2/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

CENTRO UNIERSITÁRIO JORGE AMADO

BACHARELANDO EM TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

SILAS SOUZA SILVA

A UTILIZAÇÃO DO CENSO E SEUS PROCEDIMENTOS DE COLETA DE DADOS

Sapeaçu/Bahia

2021

SILAS SOUZA SILVA[pic 3]

A UTILIZAÇÃO DO CENSO E SEUS PROCEDIMENTOS DE COLETA DE DADOS

Trabalho  Acadêmico apresentado ao centro Uniersitário Unijorge, direcionado à disciplina Pesquisa de Mercado.

Sapeaçu/Bahia

2020[pic 4][pic 5][pic 6]

A UTILIZAÇÃO DO CENSO E SEUS PROCEDIMENTOS DE COLETA DE DADOS

Historicamente os seres humanos sempre buscaram maneiras de colherem informações sobre a população que estavam inseridos. Atualmente, os dados são conseguidos através do Censo de responsabilidade do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) desde de 1940. Além disso, esses servirão de base para mostrar a evolução da população brasileira ao longo do tempo como também para criação de políticas públicas em diversas áreas por exemplo saúde, educação, habitação etc.
Ademais, o Censo funciona com o propósito de ser uma ferramenta indispensável para Governo Federal.

Visto que é com esse dado da população brasileira que ele poderá amparar fundamentações e reivindicações, ou seja, será capaz de saber onde tem insuficiência de redes de água e esgoto, de atendimento médico e escolar, atender locais que carecem de estímulo de desenvolvimento social e crescimento econômico. Dessa maneira, esse controlará para quais dos locais do país deverá ser enviado dinheiro no sentido de melhorar a qualidade de vida dos habitantes residentes nestes lugares.

Outro aspecto de grande relevância na importância do Censo, é que ele indica o quanto nós avançamos em relação aos aspectos de progresso social e econômico com isso seremos capazes de perceber se conseguimos atingir metas estipuladas, mas também conhecer o quanto falta para cumprir elas e traçar planos para que isso ocorra. Da mesma forma, o governo terá referências para projeções populacionais fornecendo parâmetros para gastos previdenciários, definir a representação política do pais, definir a porcentagem de cotas entre outras estimativas.
Em síntese, é inegável a relevância do Censo, não somente por ser um instrumento para auxiliar o Governo tal qual uma forma para revelar as características da nossa população no decorrer de um período.

Entretanto, para que esse debate seja ampliado medidas fazem se necessárias, como a veiculação de propagandas na mídia e rede sociais evidenciando a importância do Censo para o futuro da nação, bem como a implementação de discussões das vantagens de responder as pesquisas feitas pelo IBGE, no âmbito das escolas por parte do Ministério da Educação. Palestras em empresas realizadas por ONGs esclarecendo o valor dessas informações coletadas seria de grande eficácia, pois o meio empresarial desfruta igualmente dos dados coletados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (96.9 Kb)   docx (251.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com