TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Deficiência Intelectual

Casos: Deficiência Intelectual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  1.897 Palavras (8 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 8

A alma dos diferentes é feita de uma luz além. Sua estrela tem moradas

deslumbrantes que eles guardam para os poucos capazes de senti-los e entender.

Nessa morada estão tesouros de ternura humana das quais só os diferentes são

capazes. Não mexa com o amor de um diferente. Ao menos que você seja

suficientemente forte para suportá-lo depois” (Arthur da Távola)

O que é Deficiência intelectual?

O conceito do termo Deficiência intelectual, se define como funcionamento intelectual abaixo da média, seguido por limitações no desempenho de habilidades como: comunicação, cuidado pessoal, adaptação social, e vida no lar.

O deficiente intelectual não possui uma doença, nem transtorno psiquiátrico e sim um prejuízo das funções cognitivas causado por um ou mais fatores que acompanham o desenvolvimento do cérebro.

Presumíveis causas:

A deficiência se dá por causas diversificadas.Sendo enquadradas em cinco grupos:

- Dano genético: causado por genes anormais herdados dos pais.

- Dano causado dentro do útero: resultado e um desenvolvimento inapropriado do embrião ou do feto durante a gravidez. A rubéola é um exemplo comum de doença que pode afetar o bebê assim como o vírus HIV que pode também danificar o crescimento do cérebro.

- Dano causado dentro do útero: resultado e um desenvolvimento inapropriado do embrião ou do feto durante a gravidez. A rubéola é um exemplo comum de doença que pode afetar o bebê assim como o vírus HIV que pode também danificar o crescimento do cérebro.

- Dano ocorrido no nascimento ou logo depois: quando o bebê tem problemas durante o parto, como por exemplo, se não recebe oxigênio suficiente por muito tempo.

- Acidentes e doenças: Lesões causadas no cérebro decorrentes de quedas ou acidentes podem causar deficiências intelectuais, assim como algumas doenças, como sarampo ou meningite pode estar na origem de uma deficiência mental, se não forem tomados todos os cuidados de saúde necessários.

- Causas sociais: Crianças que são extremamente privadas de carinho, afeição e estimulação também podem apresentar casos extremos de deficiência intelectual.(http://www.apaesaopaulo.org.br/noticia.phtml/26411)

Consequências:

Em virtude da deficiência intelectual os alunos apresentam várias dificuldades relacionadas a aprendizagem,tais como:

• Falta de concentração;

• Entraves na comunicação;

• Não entende a lógica de funcionamento das línguas por não compreender a representação escrita;

• Necessita de um sistema de aprendizado diferenciado;

Possibilidades de aprendizagem do aluno com DI:

A deficiência intelectual pode variar de leve á grave porém, provoca uma maior lentidão na aprendizagem e desenvolvimento.

As crianças com este atraso cognitivo podem precisar de mais tempo para aprender a falar, a caminhar e a aprender as competências necessárias para cuidar de si, tal como vestir-se ou comer com autonomia. É natural que enfrentem dificuldades na escola. No entanto aprenderão, mas necessitarão de mais tempo. É possível que algumas crianças não consigam aprender algumas coisas como qualquer pessoa que também não consegue aprender tudo.

Pedagogia essencial ao aluno com deficiência intelectual no contexto comum de ensino:

A meta do professor deve ser manter a atenção deste aluno que se dispersa facilmente,talvez com uma técnica de ensino diferenciada, desde que seja respeitada seu ritmo e evolução de aprendizado. Porém, tendo como direito deve estar dentre seus colegas de mesma faixa etária, para que sinta-se pertencente ao grupo, percebendo que é igual a todos, e que deve encarar as atividades propostas como um desafio.

Não existe a "receita" para se ensinar este ou aquele aluno,tendo em vista que toda pessoa é única, mas sabe-se que a aprendizagem do aluno com deficiência intelectual é caminha em passos lentos. Sendo assim, dentro da escola inclusiva no contexto atual de ensino, é fundamental que o professor :

• evite comparações com os demais alunos;

• cobre a execução das tarefas que lhe forem atribuídas;

• o encoraje e incentive;

• ofereça atenção individualizada;

• de ao aluno, ordens claras e sequenciais, com explicações objetivas e linguagem de fácil entendimento;

• proponha, tarefas breves e de curta duração;

• retome( sempre que necessário) os conteúdos trabalhados anteriormente;

• adote a metodologia de ajuda entre colegas;

• flexibilize o tempo de realização das tarefas;

• reorganize o espaço físico, alterando posição das carteiras para facilitar a interação de todos;

• esteja em contato com o professor da Sala de Recursos Multifuncional, com vistas à elaboração de um plano de intervenção, voltado ao atendimento das necessidades do aluno.

O aluno com deficiência intelectual, como qualquer outro, precisa desenvolver sua criatividade, a capacidade de conhecer o mundo e a si mesmo, não apenas superficialmente ou por meio do que os outros pensam. Deve-se considerar que cada pessoa é única, tem antecedentes diferentes de formação, experiência de vida e que sempre é capaz de aprender e de exprimir um conhecimento.

Introdução

O presente trabalho acadêmico foi realizado com o intuito de expor de forma simples,o que é deficiência intelectual,juntamente com suas causas,consequências,possibilidades de aprendizagem e implicações pedagógicas.

Tendo em vista que por direito todas as crianças independentemente de suas necessidades, sejam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com