TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definições e teorias Abraham Maslow, Frederica Gerzberg e Dyvida McClelland

Projeto de pesquisa: Definições e teorias Abraham Maslow, Frederica Gerzberg e Dyvida McClelland. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.193 Palavras (17 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 17

Introdução

O objetivo desse trabalho de Administração de cargos e salários é apresentar as importâncias de agregar o salário como um dos fatores de motivação enfatizando os aspectos da teoria de Maslow, MacClelland e Herzberg, que se refere na Teoria da Hierarquia das Necessidades, dos Fatores Higiênicos e Motivacionais e Teoria da Motivação pelo êxito ou medo, mostrando os fatores que influenciam a motivação e a importância dela assim se tornando o bom desem-penho do profissional nas empresas, bem como o planejamento para implantação do programa de Cargos e Salários e acima de tudo o conhecimento da importância dos benefícios em reter talentos dentro das organizações. Mostrando também o papel importante da motivação de-sempenhada no ambiente de trabalho, assim, buscando obter um maior rendimento dos profis-sionais que formam o quadro de uma corporação.

Definições e Teorias de Abraham Maslow, Frederik Herzberg e David MacClelland

Abraham Maslow Frederik Herzberg David MacClelland

Necessidades Fisiologias Básicas Trabalho em si Necessidade de Realização

Necessidades de Segurança Realização Necessidade de Afiliação

Necessidades Sociais Reconhecimento Necessidade de Poder

Auto-Estima Progresso Profissional

Auto-Realização Responsabilidade

Fatores

Condições de Trabalho

Administração da Empresa

Salário

Relações com o Supervisor

Benefícios e Serviços So-ciais

Adriana Claro da Silva Oliveira RA 7252593179 3° semestre

Afinal salário é fator motivador?

Uma das questões sobre salario é se ele funciona como motivador para os funcionários. Estu-dando o ciclo motivacional vemos que as pessoas tem um equilíbrio de acordo com estimulo e incentivo fazendo surgir uma necessidade, e quando essas surgem rompem o estado de equilí-brio, gerando uma descarga de tensão e um comportamento, podendo ser de satisfação ou insatisfação.

Segundo teorias motivacionais modernas, temos duas teorias que são importantes para enten-dermos o mecanismo de motivação do ser humano, que são elas: “Hierarquia das Necessida-des”, de Maslow, e os “Fatores de Higiene-Motivação”, de Herzberg, associando estas á nossa questão de salario, como fator motivador, veremos que o salario contribui, está ligado à satis-fação das necessidades humanas, as pessoas querem dinheiro porque ele ira satisfazer suas necessidades fisiológicas e de segurança, como também a satisfação das necessidades sociais, de estima e auto realização, ou seja, o dinheiro é um meio e não um fim.

Quando analisado isoladamente o salario não é considerado fator motivador, a troca de servi-ços por salario não gera satisfação ao empregado, mas uma recompensa pelo seu trabalho, onde ele busca sua sobrevivência, portanto a empresa não deve ver o salario como função de motivação e procurar utiliza-lo como um recurso a mais, ou seja, agregado a ele bons benefí-cios.

É necessário um plano adequado para se manter pessoas produtivas e um ambiente motivador na organização. Um bom plano de cargos e salários, sistema que ajuda muito no desenvolvi-mento de outras áreas dentro da empresa, criando assim dentro da organização um ambiente mais motivador, com pessoas mais integradas e produtivas.

Ou seja, de nada adianta um bom salario, se as atividades exercidas não estimulem esse funci-onário a fazer o seu melhor e a se superar a cada dia.

Adriana Claro da Silva Oliveira RA7252593179 3°semestre

Teoria da hierarquia das Necessidades de Maslow

A hierarquia de necessidades de Maslow, também conhecida como pirâmide de Maslow, é uma divisão hierárquica proposta por Abraham Maslow(01/abril/1906-08/junho/1970), em que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto.

Definindo ainda um conjunto de cinco necessidades descritas em forma de pirâmide.

• Necessidades fisiológicas (básicas), como a fome, a sede, o sono, o sexo, o abrigo;

• Necessidades de segurança, necessidade de sentir-se seguro dentro de uma casa, de segurança como um emprego estável, um plano de saúde ou um seguro de vida;

• Necessidades sociais ou de amor, afeto, afeição e sentimentos tais como os de perten-cer a um grupo ou fazer parte de um clube;

• Necessidades de estima, o reconhecimento das nossas capacidades pessoais e o reco-nhecimento dos outros a sua capacidade de adequação às funções desempenhadas;

• Necessidades de auto realização, em que a pessoa procura tornar-se aquilo que ele pode ser.

Os quatro primeiros níveis podem ser satisfeitos por aspetos extrínsecos (externos) ao ser hu-mano e não apenas por sua vontade, enquanto que o quinto nível, a necessidade de auto reali-zação, é uma necessidade intrínseca que nunca é saciada, isto é, quanto mais se sacia mais a necessidade aumenta.

A pirâmide desenhada por Maslow mostra que ao alcançar o topo à pessoa se sente auto rea-lizada, mas que também há pessoas que alcançam essa realização sem passar por todas as fases; e há outras que nunca se sentirão por sempre acharem que lhes faltam algo.

Teoria dos Fatores Higiênicos e Motivacionais de Herzberg

Desenvolvida pelo americano Frederick Herzberg, tal teoria tinha como objetivo identificar os fatores que causavam a satisfação e a insatisfação dos empregados no ambiente de trabalho. Identificando assim os fatores motivacionais, os que agradavam e os higiênicos, os que desagra-dam. Ao contrario de Abraham Maslow, Herzberg procurou estudar o comportamento e a moti-vação das pessoas dentro das empresas.

• Fator higiênico diz respeito às condições físicas do ambiente de trabalho, salário, be-nefícios sociais, políticas da organização, clima organizacional, oportunidades de crescimento, etc.

Herzberg dizia que estes fatores eram suficientes apenas para evitar a desmotivação das pessoas, mas que a presença também não era

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com