TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demonstrações Contabeis

Artigos Científicos: Demonstrações Contabeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  1.415 Palavras (6 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 6

1 - Qual o papel que o contador deve desempenhar nas organizações, no que tange elaboração das Demonstrações Financeiras?

Demonstrações contábeis preparadas segundo a “Estrutura Conceitual” objetivam fornecer informações que sejam úteis na tomada de decisões e avaliações por parte dos usuários em geral. Um contador ao elaborar as demonstrações contábeis de uma empresa tem como objetivo fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o desempenho e as mudanças na posiçãofinanceira da entidade (empresas), que sejam úteis a um grande número de usuários (administradores) em suas avaliações e tomadas de decisão econômica. As demonstrações contábeis são parte integrante das informações financeiras divulgadas por uma entidade. O conjunto completo de demonstrações contábeis inclui, normalmente, o balanço patrimonial, a demonstração do resultado doexercício, demonstração do valor adicionado, demonstração dos fluxos de caixa, demonstração das mutações do patrimônio líquido, notas explicativas e outras demonstrações e material explicativo que são parte integrante das demonstrações contábeis.

2 - Que características profissionais o Contador deve possuir no papel de Analista das Demonstrações Financeiras?

O contador deve possuir uma formação humanística, uma visão global que o habilita a compreender o meio social, politico, econômico e cultural onde está inserido, tomando decisões em um mundo diversificado e interdependente. O contador necessita de uma formação técnica e científica para desenvolver atividades específicas da prática contábil, com a capacidade de externar valores de responsabilidade jurídica, social e ética, precisa ter competência para compreender ações, analisando criticamente as organizações, antecipando e promovendo suas transformações.

Conhecimento Básico de Contabilidade; Conhecimento de Técnicas de Análise; Atividade da Empresa; Políticas e Estratégias da Empresa; Perfil dos Administradores; Influência do ambiente interno e externo na empresa; Capacidade de Interpretação.

Para atuar nessa profissão, é necessário o curso de Ciências Contábeis, que engloba o conhecimento geral em Contabilidade, mas com ênfase em Ciências Atuariais, preparando profissionais para serem contadores de empresas de médio a grande porte.

3 - O que é importante se observar sob a ótica da Ética Profissional, e pronunciamentos do Conselho Federal/Regional de Contabilidade, no que se refere à atividade de Analista das Demonstrações Financeiras?

Art. 2º São deveres do Profissional da Contabilidade:

(Redação alterada pela Resolução CFC nº 1.307/10, de 09/12/2010)

I – exercer a profissão com zelo, diligência, honestidade e capacidade técnica, observada toda a legislação vigente, em especial aos Princípios de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade, e resguardados os interesses de seus clientes e/ou empregadores, sem prejuízo da dignidade e independência profissionais;

(Redação alterada pela Resolução CFC nº 1.307/10, de 09/12/2010)

II – guardar sigilo sobre o que souber em razão do exercício profissional lícito, inclusive no âmbito do serviço público, ressalvados os casos previstos em lei ou quando solicitado por autoridades competentes, entre estas os Conselhos Regionais de Contabilidade;

III – zelar pela sua competência exclusiva na orientação técnica dos serviços a seu cargo;

IV – comunicar, desde logo, ao cliente ou empregador, em documento reservado, eventual circunstância adversa que possa influir na decisão daquele que lhe formular consulta ou lhe confiar trabalho, estendendo-se a obrigação a sócios e executores;

V – inteirar-se de todas as circunstâncias, antes de emitir opinião sobre qualquer caso;

Deve comunicar, desde logo, ao cliente ou empregador, em documento reservado, eventual circunstância adversa que possa influir na decisão daquele que lhe formular consulta ou lhe confiar trabalho, estendendo-se a obrigação a sócios e executores; É vedado iludir ou tentar iludir a boa-fé de cliente, empregador ou de terceiros, alterando ou deturpando o exato teor de documentos, bem como fornecendo falsas informações ou elaborando peças contábeis inidôneas.

4. Porque as empresa necessitam de um contador na atividade de Análise de Demonstrações Financeiras?

O administrador precisa, no desempenho de suas funções, obterem informações que lhe permitam acompanhar o desenvolvimento das atividades e avaliar os resultados de correntes dessas ações, traçando metas e políticas que possibilitem o alcance de seus objetivos, quando se estabelece a relação entre a contabilidade e a administração, pois é ela que pode oferecer ao administrador tais informações. Num sistema contábil, os eventos econômicos são as fontes básicas da informação contábil; o contador atua como transmissor, observando esses eventos e codificando-os para transmitir a informação por meio dos relatórios contábeis, a informação contábil tornou-se um instrumento importante de que dispõe o administrador para rever suas atividades, principalmente no que se refere às demonstrações financeiras de uma empresa.

5. Quais os indicadores mais utilizados na Análise das Demonstrações Financeiras?

Análise Vertical e Horizontal; Análise Através de Índices; Fator de Insolvência de Kanitz; Alavancagem Financeira; e Valor Econômico Adicional.

6. A análise de Balanços tem sido muito usada na avaliação de concessão às pessoas físicas e jurídicas, dessa forma, muito eficaz é a utilização do “Cálculo do Fator de Insolvência”

O modelo consiste, em primeiro lugar, em encontrar o Fator de Insolvência da empresa. A fórmula é a seguinte:

LL

X1= --------------- x 0,05

PL

AC + RLP

X2= ------------------ x 1,65

PC + ELP

AC - E

X3= ----------------- x 3,55

PC

AC

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com