TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dengue e febre amarela, resumo da história e prevenção.

Por:   •  9/9/2015  •  Dissertação  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  592 Visualizações

Página 1 de 2

Acredita-se que o mosquito transmissor da dengue foi trazido para o Brasil na época da escravidão pelos navios negreiros.

Em 1904, houve uma manifestação chamada de "A revolta das vacinas", protestantes foram as ruas por conta da lei da vacinação obrigatória ser imposta violentamente. Por mais que o objetivo da lei fosse positivo, estaria sendo imposto de maneira inaceitável. Após diversas manifestações, em Novembro do mesmo ano, o presidente da época anulou a lei.

A luta contra o mosquito transmissor, no Brasil, foi travada por Emílio Ribas e Oswaldo Cruz e foi considerada a mais bela vitória sanitária da época. Enquanto muitos outros cientistas continuavam a discutir o assunto.

O vírus causador da dengue e febre amarela, são do grupo dos Arbovírus. O vírus se mantém na natureza devido a multiplicação de mosquitos que se alimentam de sangue.

A dengue foi documentada clínica e laboratorialmente, no Brasil, pela primeira vez em 1982. É uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que tem curta duração, que tem como principais sintomas febre súbita, dor de cabeça intensa, dos atrás dos olhos, dores no corpo, perda de apetite e machas vermelhas pelo corpo. Após a picada do mosquito, o vírus se penetra no organismo da pessoa fazendo com que ela adoeça.

Hoje em dia a manifestação da febre amarela se limita ao ambiente silvestre, em alguma regiões do país. Como a dengue, a febre amarela também é uma doença febril, acompanhada de hemorragias e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti que pode levar o indivíduo a óbito.

A dengue e a febre amarela, são doenças que não são transmitidas de pessoa para pessoa, somente são transmitidas pela picada do mosquito.

O transmissor tem, em média, 0,5 cm, tem cabeça grande e pernas longas, é preto de manchas brancas. O macho se alimenta de frutas e vegetais, já a fêmea se alimenta principalmente de sangue humano.

ara que diminua a proliferação do mosquito, é preciso que se evite a água parada. Aqui, alguns exemplos de atitudes a serem tomadas: evitar cultivar plantas aquáticas, esvaziar recipientes que acumulem água, manter as caixas d'água, barris e tambores totalmente fechados, guardar pneus em locais totalmente secos, guardar garrafas com a boca virada pra baixo, limpar com frequência calhas e etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (39.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com