TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Departamento Pessoal E Profissional

Dissertações: Departamento Pessoal E Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2014  •  4.021 Palavras (17 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE ANAHNGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

Departamento Pessoal e Profissional

Desafio

Alunos:

Jullyanne Cardoso Macedo Santos

e-mail: jullyanne_pgtu@hotmail.com

RA: 294144

Hildes Ribeiro de Souza Gomes

e-mail:hildesgomes@hotmail.com

RA :287031

Eliane Alves Camelo

e-mail: Eliana_pedagogia2011@hotmail.com

RA: 287028

Warlen José Pires Nascimento

e-mail: warllenjose@hotmail.com

Ra:300053

Professor EAD: Maria Rosemeire Farias Lopes da Silva

Porangatu,08/06/2011

1

Oportunidades presentes no cenário global são situações externas, atuais ou futuras que, se adequadamente aproveitadas pela empresa, podem influenciá-la positivamente. Ameaças são situações externas, atuais ou futuras que, se não eliminadas, minimizadas ou evitadas pela empresa, podem afeta-la negativamente.

Etapa 2

Passos

Pode ser descrito como o processo, encetado por um indivíduo ou uma organização, envolvendo a concepção, planejamento e execução de ações que contribuirão para: a formação profissional e pessoal de alguém, a atribuição de um valor, que não necessita ser exclusivamente monetário, justo e compatível com posicionamento de mercado que se queira adquirir, a execução de ações promocionais de valorização pessoal que o coloquem no lugar certo na hora certa, de tal maneira que as organizações ou pessoas para quem trabalhe ou exerça influência, e ele próprio, se sintam satisfeitos.

A capacidade de comunicação do profissional, seja ela por domínio da linguagem falada, escrita ou corporal, sempre nos traz conseqüências positivas. O profissional que sabe se comunicar, sempre se diferencia. Quem domina a norma culta da língua, e é apto a escrever e falar corretamente, está sempre à frente, diferencia-se da maioria, que incorre em erros banais e basilares. Não é possível entendermos por apto e qualificado, um profissional que não é capaz de escrever um texto corretamente. Também não é possível aceitarmos a idéia de que tal profissional gere uma boa imagem a empresa, se este não sabe falar de forma correta.

Com o crescente nível de exigências de conhecimento técnico para o preenchimento das ofertas de trabalho, algumas vezes os profissionais de Pedagogia e as próprias chefias esquecem-se do fundamental: o ser humano. Dominar determinada área técnica não é mais o único fator relevante para o sucesso profissional, mais sim ter ética e respeito no convívio com os outros funcionários.

Etapa 3

Dar suporte administrativo e técnico nas áreas de pedagogia, fornecendo e recebendo informações; tratar de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos; executar serviços áreas da educação. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

As características estruturais do Mercado de Trabalho influenciam as práticas da pedagogia nas escolas. Quando está em situação favorável – as oportunidades de trabalho são maiores do que a procura delas - as organizações se vêem diante de um recurso escasso e difícil: as pessoas são insuficientes para preencher as suas posições em aberto.

Os efeitos de uniformização pretendida pela Classificação Brasileira de Ocupações são de ordem administrativa e não se estendem as relações de trabalho. Já a regulamentação da profissão, diferentemente da CBO é realizada por meio de lei, cuja apreciação é feita pelo Congresso Nacional, por meio de seus Deputados e Senadores, e levada à sanção do Presidente da República.

A CBO é o documento que reconhece, nomeia e codifica os títulos e descreve as características das ocupações do mercado de trabalho brasileiro. Sua atualização e modernização se devem às profundas mudanças ocorridas no cenário cultural, econômico e social do País nos últimos anos, implicando alterações estruturais no mercado de trabalho. A nova versão contém as ocupações do mercado brasileiro, organizadas e descritas por famílias.

Trata-se de um trabalho desenvolvido nacionalmente, que mobilizou milhares de pessoas em vários pontos de todo o País. A nova CBO tem uma dimensão estratégica importante, na medida em que, com a padronização de códigos e descrições, poderão ser utilizados pelos mais diversos atores sociais do mercado de trabalho.

O trabalho do pedagogo tem como objetivo visar e garantir direitos à educação para a população, fazendo isso por meio de políticas sociais, de forma organizada e planejada, lutando contra os problemas das injustiças que podem afetar os desamparados socialmente.

Passos

A Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) é um documento que reconhece, nomeia e codifica títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro. Tem como função, tanto servir como instrumento básico de informação para indicar a conformação do mercado de trabalho, como para definição e execução de políticas e programas de equilíbrio deste mercado. Destina-se ao desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre mercado de trabalho, política de emprego e de formação profissional, orientação para definição e investimentos tecnológicos e como base informativa para os censos demográficos. Enfim, consiste em uma fonte de informações sobre todas as ocupações existentes no mercado de trabalho brasileiro.

A estrutura básica da CBO foi elaborada em 1977, resultado do convênio firmado entre o Brasil e a Organização das Nações Unidas - ONU, por intermédio da Organização Internacional do Trabalho - OIT, no Projeto de Planejamento de Recursos Humanos (Projeto BRA/70/550), tendo como base a Classificação Internacional Uniforme de Ocupações - CIUO de 1968.

Desde a sua publicação, a CBO sofreu atualizações pontuais, sem modificações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com