TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Economico Local

Casos: Desenvolvimento Economico Local. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  2.996 Palavras (12 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 14

REFERÊNCIAS 15

1 INTRODUÇÃO

Andradas está situada em uma região privilegiada, na divisa dos estados de Minas Gerais e São Paulo. Ficou conhecida como a Terra do Vinho em julho de 1954 quando foi realizada sua primeira festa anual, o vinho é uma das principais atividades turísticas da cidade.

Possui uma economia diversificada, atualmente com aproximadamente 37.000 habitantes, é um município que possui várias manifestações folclóricas e festas em homenagem aos Santos; diversidade de confecções de roupas femininas; importante e qualificada indústria moveleira; artesanato típico; recursos naturais inigualáveis, como o Pico do Gavião, que é um dos melhores lugares do mundo para a prática de vôo livre e as Pedras do Pântanos e do Elefante, que são muito procuradas para escalada, rappel e tirolesa.

Com isso, Andradas vem se destacando no cenário turístico, trazendo diversos benefícios sociais e econômicos.

Andradas preserva seu Patrimônio Histórico-Cultural, divulgando seus costumes aos visitantes, através do Teatro, Museu, Festas Populares e Folclóricas. Como as igrejas, praças, A Casa da Memória, Biblioteca Municipal, entre outros.

Em Andradas, é possível traçar um diversificado roteiro de compras, com produtos típicos como: artesanatos, queijos, doces, bolachas, café gourmet, além das produções de móveis, cerâmicas e roupas femininas. Outra opção é aproveitar o clima e o ar puro em pesqueiros e pousadas rurais ou um tradicional almoço mineiro servido em fogão à lenha.

Com a ajuda das políticas de Desenvolvimento Econômico Local, Andradas cresce cada vez mais. Implantando projetos que fortificam o turismo local sua renda de capital tem aumentado cada vez mais.

2 DESENVOLVIMENTO

1- No inicio do texto a autora afirma que “O fenômeno da reestruturação capitalista e a crise dos Estados nacionais, ocorridas a partir da década de 1970 influenciaram nas discussões sobre os rumos dos processos de desenvolvimento no mundo e no Brasil.” Com base nesta afirmação e utilizando outras informações apontadas no texto, explique a questão da letra (a) que está logo a seguir:

a) Explique que é a reestruturação capitalista e a crise dos Estados Nacionais?

Resposta: Muitos estudiosos da temática do desenvolvimento começaram a avaliar os resultados das políticas de desenvolvimento em curso nos países capitalistas pós-guerra, quando os modelos de desenvolvimento e as praticas de planejamento da vida econômica eram realizados de cima para baixo, ou seja, conduzidos pelos Estados nacionais. O momento atual tem a peculiaridade de ser marcados por fortes transformações e turbulências que condicionam os mecanismos de tomada de decisão por parte dos gestores públicos. Com o município assumindo funções que antes eram de responsabilidade de instâncias de poder superiores. Desta forma, cada vez mais os municípios ou cidades constituem-se em um espaço estratégico para o desenvolvimento. O desenvolvimento local pode ser visto como um dos campos de investigação da escala local. Por causa das transformações na economia mundial, do aprofundamento dos processos de democratização nos países europeus e da redemocratização nos países latinos americanos, a instância local de poder emergiu como tema, caracterizando um saber que converge na análise de relações concretas, socialmente construídas e territorialmente localizadas.

b) Utilizando o artigo indicado e outras fontes de consultas de sua escolha, identifique quais são as políticas brasileiras para o desenvolvimento local.

Resposta: No Brasil há diversas experiências em curso de estratégias de desenvolvimento local, em um cenário de experimentalismo difuso, provavelmente sem grandes conexões entre si, conforme afirmam pesquisadores do Instituto Pólis. As práticas de desenvolvimento local assumem variadas dimensões e significados, com a implementação de diversas políticas como as de economia solidária, dos arranjos produtivos locais, dos sistemas locais de inovação, do desenvolvimento local integrado e sustentável (DLIS), dentre outras, ora sendo visto como uma nova política social, ora como um novo paradigma econômico.

c) Faça uma pesquisa de campo (visite a prefeitura de sua cidade, órgãos não governamentais, secretarias de desenvolvimento etc.) para descobrir as ações empregadas em sua região para a promoção do desenvolvimento econômico local.

Resposta: Campanhas comerciais, qualificação profissional, Senac, menor aprendiz, Acira (Associação Comercial e Industrial de Andradas), PROJART ( Projeto Andradas Artesanal) CODEMA (Conselho de Desenvolvimento do Meio Ambiente do Município de Andradas) Sindicato dos Ceramistas de Andradas, em Andradas e também na região temos o PAC, Minha Casa Minha Vida, construções de novas DICs, entre outros.

2- Sob a perspectiva da administração procure identificar os seguintes pontos Planejamento Estratégico envolvido no Desenvolvimento Econômico Local ou Regional.

a) Obtenha dados das principais pessoas envolvidas na condição do processo de desenvolvimento econômico (cargo, grau de escolaridade e experiências anteriores).

Resposta:

Ademir dos Santos Perez

Prefeito da cidade de Andradas

Um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores em Andradas.

Bacharel em Direito pela Faculdade Pinhalense de Ensino.

Foi eleito vereador para os mandatos de 1997-2000. Foi vice-prefeito de 2000 a 2003, na Administração do então Prefeito Wilkye Veronese. Assumiu o Executivo como prefeito interino, de setembro a dezembro de 2003. Com a morte de Wilkye Veronese, em dezembro de 2003, assumiu o Poder Executivo até o final do mandato que se deu em dezembro de 2004.

Em 2008 foi reeleito para o mandato de 2009 a 2012 com uma expressiva votação.

Benedito Spezzi

Chefe de Gabinete e Secretário de Fazenda

Bacharel em Direito pela Faculdade Pinhalense de Ensino.

É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com