TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Humano

Por:   •  19/4/2015  •  Resenha  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 2

Principais ponHistoria e Memória da Psicologia em São Paulo

Brunna Sarmento / 8408120237

Romulo Silvestre / 820794064

Principais tópicos :

  1. Foi a partir das demandas da Educação que a Psicologia se desenvolveu e foi na Psicologia que a Educação fundamentou suas atividades. As escolas foram organizadas e reorganizadas em toda sua estrutura ao longo deste processo, sempre refletindo as concepções vigentes em cada época.
  2. Os primeiros professores concebiam que as dificuldades de aprendizagem eram só do aluno, portanto, a escola e a sociedade eram isentas de culpa. Depois, o aluno deixou de ser problema e a responsabilidade recaiu na escola. Até que professor e escola passaram a ser vistos como parte de um todo, a sociedade, esta, sim, a principal responsável pelo não aprendizado dos alunos.
  3. Alguns dos caminhos que a Psicologia percorreu desde a primeira metade do século 20 até os dias de hoje, em  relação com o mundo do trabalho forma a Psicologia . Dos testes e avaliações até a questão da saúde do trabalhador, a Psicologia acompanhou a transformação do Brasil Rural em país urbano e industrializado, passou pelas grandes crises da economia que mudaram o conceito de emprego e chega ao século 21, cheia de questionamentos e descobrindo outros meios de ingressar com a Psicologia na sociedade.
  4. O vídeo registra os percursos da Psicologia Clínica desde a década de 1930, com a criação dos primeiro serviço. Passa também pelos primeiros núcleos de formação, pela luta em prol do reconhecimento da profissão, pela difusão das atividades diagnósticas e terapêuticas e pela instauração de diversas práticas de trabalho em Psicologia Clínica no setor público.
  5. Com depoimentos de psicólogos podemos ver que este vídeo recupera a trajetória da inserção do profissional de Psicologia Clínica nos serviços de atendimento público e nas equipes de saúde, além de descrever e discutir as várias formas de atuação e a consolidação do campo profissional. 
  6. Atualmente, a Psicologia Clínica está presente nos diversos serviços de saúde mental oferecido à população, como o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, os CAPS, ambulatórios, residências terapêuticas, hospitais-dia, hospitais gerais, Centros de Convivência, consultórios de rua, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e outras modalidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (78.9 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com