TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desigualdade Social

Por:   •  28/11/2016  •  Resenha  •  2.992 Palavras (12 Páginas)  •  900 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE VALE DO RIO DO DOCE

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

CURSO DE DIREITO

METODOLOGIA CIENTÍFICA

Carla Ribeiro Viana

Cindy Vieira Garcia

Emily Rodrigues de Souza

Ivor Cezar Gomes Almeida

Leticia Carvalho

Thaís de Freitas

Thamires Ferreira

        

DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL

Governador Valadares

2015


UNIVERSIDADE VALE DO RIO DO DOCE

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

CURSO DE DIREITO

METODOLOGIA CIENTÍFICA

CARLA RIBEIRO VIANA

CINDY VIEIRA GARCIA

EMILY RODRIGUES DE SOUZA

IVOR CEZAR GOMES ALMEIDA

LETICIA CARVALHO

THAÍS DE FREITAS

THAMIRES FERREIRA

        

DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL

Artigo científico para obtenção de nota na disciplina de metodologia científica do curso de Direito na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Vale Do Rio Doce.

        

GOVERNADOR VALADARES

2015

DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL

Carla Ribeiro Viana

Cindy Vieira Garcia

Emily Rodrigues de Souza

Ivor Cezar Gomes Almeida

Leticia Carvalho

Thaís de Freitas

Thamires Ferreira

RESUMO

A preocupação básica deste artigo científico é entender o significado de desigualdade social, como surge e acontece dentre a sociedade, com explicações que supõem as suas ocorrências e consequências desde o início da sociedade brasileira até os dias de hoje, supondo possíveis soluções para tal problema que tanto prejudica os envolvidos que sofrem com essa situação. Este artigo tem como objetivo ressaltar a importância que se deve dar para o assunto, discorrendo sobre ele, e a relevância do problema em nosso país, demonstrando os diferentes tipos de desigualdade que se pode deparar no cotidiano. Realizou-se pesquisas bibliográficas considerando contribuições de grandes autores como Max Weber (1982), Rousseau (1983), Tomazi (2010), entre outros, além de sites como Guia do estudante, procurando enfatizar a consideração e o conhecimento que se deve ter a respeito desse caso; o percurso ao longo da história, seus conceitos, a conscientização de que é algo tremendamente incorreto e que providências devem ser tomadas por todos, até mesmo através de movimentos para o combate a esse grande problema social. Concluiu-se a importância dos fatores históricos na formação do conceito e que grande parte da desigualdade social é voltada para a esfera econômica. As pessoas devem se conscientizar e tomar atitudes e decisões mais corretas e prudentes possíveis através do exercício pleno da cidadania.  

Palavras-chave: Desigualdade social. Sociedade brasileira. História. Cotidiano. Conscientização. Soluções. Cidadania.

1 DESIGUALDADE SOCIAL

A desigualdade social interfere diretamente na realidade da população, determinando como as crianças irão se desenvolver, definindo as oportunidades que cada uma irá receber na vida, dependendo de qual classe ela pertence, já que determinará qual tipo de privilégio ou discriminação estará presente em sua vida.

Ao discutir o tema desigualdade social é pretendido descobrir o verdadeiro significado dessa expressão tão utilizada nos dias de hoje. Para a maioria da população, a desigualdade social está ligada a desigualdade econômica e as consequências que ela gera. Mas será que é só isso? Fatores históricos tiveram influenciam na formação da desigualdade social? O que se encontra como proposta de solução para esse problema?

A pesquisa sobre a desigualdade social se justifica na necessidade de se conhecê-la para promover maior integração da sociedade na discussão desta questão. Mas, há também a justificativa acadêmica, na qual os estudantes de Direito devem estar a par de uma questão tão primordial para a compreensão da sociedade.

A pesquisa será de cunho exploratório, destinada a descobrir as causas e consequências da desigualdade social no Brasil, através do uso da metodologia de revisão bibliográfica com base em livros, artigos e sites que discorrem sobre o assunto.

Com este pensamento em foco, buscou-se a resposta entre grandes pensadores como Jean- Jacques Rousseau (1983), Karl Marx e Max Weber na visão dos autores do livro Manual de Sociologia Jurídica (2013), além de autores nacionais como Tomazi (2010).

2 ANÁLISE ACADÊMICA DA DESIGUALDADE SOCIAL

Entre todos os grandes pensadores somente Rousseau se propôs a discutir o tema da desigualdade de forma explícita no seu Discurso sobre a origem e fundamentos sobre a desigualdade entre os homens. Neste texto, Rousseau (1983) enuncia que existem dois tipos de desigualdade: a física ou natural que se refere às diferenças estabelecidas pela natureza como de idade, sexo, força e características psicológicas, sendo inerente aos homens; e a desigualdade moral ou política que depende de uma convenção social de valores previamente estabelecidos, que podem causar a imputação de privilégios a uns em detrimento a outros dependendo da cultura da sociedade, cuja origem estaria no surgimento da sociedade mediante a criação da propriedade, uma vez que anteriormente a ela todos os homens viveriam num estado natural, no qual dependeriam exclusivamente da sua força e inteligência para sobreviver. “O verdadeiro fundador da sociedade civil foi a primeiro que, tendo cercado um terreno, lembrou-se de dizer isto é meu e encontrou pessoas suficientemente simples para acredita-lo” (Rousseau, 1983).

Segundo Rúrion Melo (2013), Marx entende que esta questão da propriedade privada permeia todas as relações capitalistas, chegando mesmo a afirmar que o Estado só pode ser compreendido a partir da ótica capitalista do “ter” que rege a sociedade civil, ou seja, o Estado só existe para defender a condição da sociedade civil de possuir propriedade privada, que por sua vez só é possível devido a uma estrutura de classes, cuja característica principal é a existência daqueles possuidores de bens, controladores dos meios de produção, e daqueles que nada possuem, a não ser sua força de trabalho para ser vendida e utilizada para criar riqueza aos controladores dos meios de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (215.4 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com