TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desigualdade Social

Por:   •  11/6/2015  •  Dissertação  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 2

Desigualdade social no ambiente familiar

No Brasil a desigualdade social é uma das maiores do mundo, ficando o país em oitavo lugar no ranking. Isso acontece quando as condições e oportunidades não são iguais para todos, sendo que a maior parte da economia fica nas mãos de uma minoria. O resultado é o distanciamento de classes, e sua principal vítima, os menos afortunados.

        Percebemos em um ambiente familiar, indivíduos que tiveram a mesma criação e teoricamente as mesmas condições e oportunidades, uns se destacam e outros não. Acaso? Sorte? ...não. Personalidade! Cada pessoa, possui uma visão diferente da realidade e interesses individuais que por si só explicam o fato da desigualdade social no seio familiar.

        O grande problema está na desigualdade social criada pela sociedade externa, generalizada e coercitiva, isto é, pelos fatos sociais.

Nos países em que se encontram os maiores abismos sociais, vemos, o sistema capitalista, apoiado por uma mídia tendenciosa, com um governo corrupto e cidadãos totalmente manipuláveis e consumistas; gerando assim, principalmente na classe de baixa renda a marginalização. Sem condições de suprir necessidades básicas como: alimentação, segurança, moradia, educação, saúde e lazer; não possuindo dignidade e não encontrando maneiras retas de se posicionar diante de tais fatos, acabam por desestruturar a instituição social primária a família.

        Pode-se notar que uma pessoa violenta geralmente tem razões anteriores. Em grande parte, quando vemos depoimentos, são pessoas que tiveram na infância situações de ausência, violência física e até mesmo abusos sexuais. Tais situações podem levar o indivíduo a ter sérios problemas de convivência social.

        Outro instituto que colabora na formação do ser humano é a escola, tendo por base além da educação técnica a compreensão de viver em sociedade, integrando o indivíduo a coletividade. Contudo, nos países onde a desigualdade social é maior, o Estado se omite, perpetuando a mazela e a ignorância.

        Se essas duas instituições básicas na formação do homem não funcionam, o que iremos dizer das igrejas. Em sua grande maioria, corrompida e tendenciosa. Resta então, um desejo de vingança por parte dos excluídos, transformando essa revolta em violência desenfreada.

        O fato é que as autoridades competentes são as principais causadoras desse processo de desigualdade. “Estamos em um país onde todos são iguais, mas vivemos submergidos em total desigualdade”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (37.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com