TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desigualdade Social no Brasil e a Copa do Mundo

Por:   •  12/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 2

Vivemos em um mundo cada vez mais capitalista, repleto de disparidades; onde o poder encontra-se nas mãos de poucos. Diante dessa má distribuição de renda e toda a bagagem histórica na qual carregamos, temos como resultado as desigualdades sociais. Desigualdades estas presentes em todos os países que têm de ser discutidas, pois assim, desenvolveremos o nosso senso crítico, refletindo para com os problemas e gerando consciência; caminho para que tornemos contribuintes na construção de uma sociedade mais humana e justa.

Existem diversos tipos de desigualdades: a econômica (advinda da distribuição de renda); racial (entre negros, brancos amarelos, pardos); regional (entre regiões, estados, cidades); e de gênero (entre homens e mulheres). Infelizmente, no Brasil, podemos constatar estes quatro tipos de desigualdades apresentados; visto que somos um país em desenvolvimento, multiétnico, de grande extensão e de supremacia de uns para com os outros.

Uma consequência dessa desigualdades, podemos citar o ‘rolezinho’ que acontecera nos shoppings centers país afora. Frequentadores estes, que, geralmente são jovens de classes desfavorecidas seja mediante uma falta de educação de qualidade, de melhores oportunidades no nosso mercado de trabalho e também dificuldade de acesso aos bens culturais e históricos. Tudo isso, também, como consequência das desigualdades então presentes.

Somos este ano, o país sede da Copa do Mundo. Um país de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano – que é um indicador da qualidade de vida da população de um determinado local) baixo se comparado com países participantes da Copa, como a Austrália e alto se comparado à países africanos, por exemplo. Países tão antagônicos em diversos aspectos, que se unem a mesmo nível para uma partida de futebol.

Diante disso, abre-se uma discussão a respeito do Brasil sediar a Copa: seria mesmo favorável para um país com tantos problemas internos sediar uma Copa? Certamente não. Temos tantas outras prioridades do que investir bilhões em estádios de futebol: na saúde, transporte, educação, segurança, infraestrutura. Investimentos em prol da população para a diminuição das desigualdades do país. E qual será o legado quando a Copa passar? Esperamos que seja positivo.

Visto os três textos apresentados como referência, podemos ver cada qual correlacionados. As desigualdades de um país que reflete no modo de vida e de agir das pessoas, ações estas, que são influenciadas pelo meio em que vivem muitas das vezes, onde temos os problemas nas classes menos favorecidas. Alguma semelhança com os frequentadores do chamado ‘rolezinho’? Um país com tantos problemas políticos seria conveniente sediar uma Copa? Não seria melhor, então, investir primeiramente nos problema internos? Todavia, há várias controvérsias a respeito das desigualdades versus Copa do Mundo no Brasil. Esperamos que no final da razão entre os dois tenhamos um resultado positivo.

A reflexão e a análise crítica para estes problemas é de fundamental importância para nossa formação acadêmica. Visto que o mercado necessita de profissionais capacitados, críticos, atualizados. Ainda mais um tema tão debatido como este. Para que então, sejamos agentes de mudança para a diminuição das desigualdades do nosso país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (54.5 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com