TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desigualdades Sociais

Casos: Desigualdades Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 2

Nosso país é muito grande e possui inúmeras riquezas tais como: extensas áreas de florestas, cerrados e campos, importantes reservas de minérios, grande número de rios e terras férteis para plantar.

Mesmo com todas estas riquezas não estamos livres dos problemas sociais, que acontecem em todas as regiões do país, sendo sua maior concentração nas grandes cidades, pelo fato do rápido crescimento gerado pelo êxodo rural (deslocamento do campo para as cidades). Dessa forma, faltam: moradias, hospitais, escolas e empregos.

Diversos fatores contribuem para os problemas sociais e muitas vezes um problema esta associado ao outro, tornando mais complexa à solução e sendo necessário o envolvimento dos mais diversos setores da sociedade.

Corrupção política

Os atos de corrupção praticados pelos políticos são considerados além de crime um problema social, devido afetar diretamente a população brasileira.

As fraudes públicas custam ao país bilhões de dólares por ano. Elas ocorrem quando governantes, funcionários públicos e pessoas do setor privado usam o dinheiro dos impostos para se beneficiar e enriquecer.

O desvio de dinheiro dos cofres públicos pelos corruptos prejudica principalmente a população mais pobre do país. Esse dinheiro, que deveria ser investido na construção de casas populares, no saneamento básico, em educação, na melhoria de hospitais públicos e nos transportes, é transferido para a conta bancária de alguma pessoa ou de um grupo.

A corrupção custa muito caro à população de um país. Como exemplos, há alguns anos, na construção do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de São Paulo e na compra de ambulâncias para alguns municípios brasileiros, foram desviados cerca de 240 milhões de reais dos cofres públicos. Essa quantia seria suficiente para construir 200 mil casas populares, que abrigariam 800 mil pessoas.

Quando ocorre esse desvio, muitas melhorias em portos, estradas, escolas, universidades, postos de saúde, etc. não são feitas, contribuindo para o atraso econômico do país e a manutenção da pobreza.

Mas a corrupção não existe só entre os políticos. Quando alguém suborna um funcionário público para conseguir favores do governo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com