TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinismo biologico

Por:   •  27/11/2015  •  Tese  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 2

Curso: Educação Física Bacharelado[pic 1]

Matéria: Educação Física, Esporte, Cultura e Sociedade

Professora : Auria de Oliveira Carneiro Coldebella

                  Aluno : Roger Staczack

Determinismo Biológico, Geográfico e antecedentes históricos do conceito cultura

Determinismo Biológico é aquilo que se aprende dentro do campo biológico que se vive durante o tempo em que seu caráter está em formação. Por exemplo, é considerado que os japoneses possuem uma inteligência acima das demais pessoas do mundo por quê já nasceram assim, mas, na verdade, a sua inteligência se desenvolve no meio que ele vive. Se uma criança negra, considerado por muitos por raça inferior for criado por uma família japonesa igualmente a criação que é recebida e aprendida por uma outra japonesa, a mesma terá uma inteligência igual ao povo que lhe criou. 

O determinismo geográfico considera que as diferenças do ambiente físico condicionam a diversidade cultural. Laraia diz que não é possível admitir a idéia do determinismo geográfico, a admissão da "ação mecânica das forças naturais sobre uma humanidade puramente receptiva". Por conseguinte as diferenças existentes entre os homens não podem ser explicadas em termos das limitações que lhes são impostas pelo seu aparato biológico ou pelo seu meio ambiente.

A idéia de cultura e o termo existiam há muito tempo, porém com outras denominações: Kultur no germânico que se utilizava para simbolizar a espiritualidade de uma comunidade e Civilication no francês era utilizado para somente realizações materiais de um povo, Edward Tylor antropólogo inglês, sintetiza todas as denominações do termo como Culture, que engloba todos os conceitos de cultura conhecidos hoje em dia. A palavra Culture (cultura) criada por Tylor incluiu todo conhecimento, crenças, artes, costumes ou hábitos que os homens podem possuir ao longo de sua vida.

A cultura é o meio de adaptação do ser humanos em diferentes ambientes. Marvin Harris com Referência em Locke diz que nenhuma ordem social é baseada em verdade inata, uma mudança no ambiente resulta numa mudança no comportamento.

        Com tudo isso se chega à conclusão de que o único ser vivo com cultura é o Ser Humano. A reconstrução deste momento conceitual a partir de uma diversidade de fragmentos teóricos, é uma das tarefas primordiais da antropologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (122.5 Kb)   docx (54.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com