TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Possibilismo E Determinismo

Exames: Possibilismo E Determinismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  712 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA

Possibilismo

E

Determinismo

Joalisson dos santos silva

Possibilismo e determinismo

Prof: Paulo tavares

Maio-2013

Picui- pb

Determinismo geográfico

O Determinismo foi a primeira Geografia que se formou quando a Alemanha surgiu em 1871, depois da guerra Franco-prussiana, que e a Confederação Germânica. O determinismo foi um conceito do geógrafo alemão Friedrich Ratzel

O conceito fala sobre as influências que as condições naturais tinham sobre a pessoas, sustentando o conceito de que o homem seria muito marcado pela natureza que o cerca.

Ratzel foi influenciado pela teoria da evolução de Charles Darwin, e deduzia que a luta entre as espécies se dava basicamente pelo espaço, o que também se aplicaria à humanidade. Nesse sentido, os homens procurariam organizar o espaço para garantir a manutenção da vida. O maior sinal de perda de uma sociedade seria na perda do território, enquanto o expansionismo progredia .

As afirmações de Ratzel estavam fortemente ligadas ao momento histórico que vivia, durante a unificação da Alemanha. O expansionismo do Império Alemão, arquitetado pelo primeiro-ministro da Prússia Otto von Bismarck (1815-1898), foi legitimado pelas duas principais correntes de pensamento de Ratzel, o determinismo geográfico e o espaço vital.

Os discípulos do determinismo foram além das proposições ratzelianas, chegando a afirmar que o homem seria um produto do meio. Defendiam que um meio natural mais hostil proporcionaria um maior nível de desenvolvimento ao exigir um alto grau de organização social para suportar todas as contrariedades impostas pela natureza ex: inverno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com