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Resenha do determinismo biológico

Por:   •  21/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.106 Palavras (5 Páginas)  •  373 Visualizações

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CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO/FIC

GRADUAÇÃO EM DIREITO

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CLEILTON DA SILVA LIMA

SÍNTESE E RESENHA DE CULTURA - UM CONCEITO ANTROPOLÓGICO

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

PROFESSORA: LUCIANA MORALES

FORTALEZA/CE

2015

DETERMINISMO BIOLÓGICO

      O determinismo biológico se caracteriza por atribuir características físicas e psicológicas do ser humano à sua etnia. Este conceito atribui capacidades específicas a sua nacionalidade, afirmando que estas características estão intrínsecas aos grupos humanos. Acredita- se que as suas peculiaridades de cada ser humano vem da cultura.

DETERMINISMO GEOGRÁFICO

O determinismo geográfico trabalha com a ideia de que o ambiente em que vivemos influencia diretamente na diversidade cultural existente. Esse pensamento considera que as diferenças do ambiente físico condicionam a diversidade cultural, admitindo o clima como um fator importante na dinâmica do progresso. No entanto a partir de 1920 antropólogos como Boas, Wissler, Kroeber, entre outros, refutaram este tipo de determinismo e demonstraram que existe uma limitação na influência geográfica sobre os fatores culturais. E mais: que é possível e comum existir uma grande diversidade cultural localizada em um mesmo tipo de ambiente físico.

ANTECEDENTES HISTÓRICOS DO CONCEITO DE CULTURA

De acordo com Edward Tylor o vocábulo cultura está relacionado com conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade. Destaca- se nesse cenário Locke que refutou fortemente as ideias correntes na época e que ainda se manifestam até hoje de princípios ou verdades inatas impressos hereditariamente na mente humana.

O DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE CULTURA

Para aperfeiçoar a compreensão do sentido de cultura, Edward Tylor buscou apoio nas ciências naturais, pois considerava cultura como um fenômeno natural. Mais do que preocupado com a diversidade cultural, Tylor a seu modo preocupa-se com a igualdade existente na humanidade. A diversidade é explicada por ele como o resultado da desigualdade de estágios existentes no processo de evolução.

A IDEIA SOBRE A ORIGEM DA CULTURA

Os questionamentos a respeito da origem da cultura são elucidados com a compreensão de que o homem produziu cultura a partir do momento em que seu cérebro, modificado pelo processo evolutivo dos primatas, foi capaz de assim proceder. Segundo diversos autores, entre eles Richard Leackey e Roger Lewin, o início do desenvolvimento do cérebro humano é uma consequência da vida arborícola de seus remotos antepassados.

TEORIAS MODERNAS SOBRE A CULTURA

O antropólogo Keesing inicialmente considera a cultura como um sistema adaptativo. Em segundo lugar, Roger Keesing refere-se às teorias idealistas de cultura, que subdivide em três diferentes abordagens. A primeira delas é a dos que consideram cultura como sistema cognitivo, produto dos chamados "novos etnógrafos". A segunda abordagem é aquela que considera cultura como sistemas estruturais, ou seja, a perspectiva desenvolvida por Claude Lévi-Strauss, que define cultura como um sistema simbólico que é uma criação acumulativa da mente humana. A última das três abordagens, entre as teorias idealistas, é a que considera cultura como sistemas simbólicos. Esta posição foi desenvolvida nos Estados Unidos principalmente por dois antropólogos: o já conhecido Clifford Geertz e David Schneider.

A CULTURA CONDICIONA A VISÃO DE MUNDO DO HOMEM

Ruth Benediel defende que cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo. Ela é uma das primeiras a destacar a origem do preconceito, ratificando que a nossa herança cultural desenvolvida através de inúmeras gerações, sempre nos condicionou a reagir depreciativamente em relação ao comportamento daqueles que agem fora dos padrões aceitos pela maioria da comunidade. Destaca que a sociedade representa um tipo de comportamento padronizado por um sistema cultural. O etnocentrismo, de fato, é um fenômeno universal. É comum a crença de que a própria sociedade é o centro da humanidade, ou mesmo a sua única expressão.

RESENHA

O CONTEXTO DO DETERMINISMO BIOLÓGICO E SUA REFUTAÇÃO FILOSÓFICA.

A respeito do determinismo biológico, erroneamente pensava-se que um indivíduo poderia ser determinado pela sua etnia, indicando assim traços de sua personalidade, como sendo de origem biológica. O determinismo biológico é totalmente refutado pelos antropólogos, tendo em vista que as diferenças genéticas não determinam as diferenças culturais. Segundo Felix Keesing o contexto social em que a criança é educada, é que vai determinar a cultura que influenciará o individuo desde que essa situação seja posta precocemente, ela estará passível de aprendizado.

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