TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determismo Biologico

Ensaios: Determismo Biologico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

DETERMINISMO BIOLÓGICO

São velhas as teorias que atribuem capacidades especificas a raça. Porem os antropólogos estão convencidos de que as diferenças genéticas não são determinantes das diferenças culturais. Segundo Felix Keesing, não existe uma relação entre a cultura e o comportamento cultural. Qualquer criança humana normal pode ser educada em qualquer cultura, se for colocada desde o início em situação conveniente de aprendizado.

A espécie humana se diferencia anatômica e fisiologicamente através do aparelho reprodutor humano, mas as diferenças de comportamento entre pessoas de sexo oposto não é determinado biologicamente, a antropologia demonstrado que muitas atividades atribuídas às mulheres em uma cultura podem ser atribuídas aos homens em outra.

Sendo assim homens e mulheres são capazes de exercer as mesma funções, o que vai definir o que devem ser tarefas exercidas pelo sexo masculino e o que devem ser tarefas exercidas pelo sexo feminino vai ser a cultura da sociedade na qual vivem.

Resumindo, o comportamento dos indivíduos depende de um aprendizado, um processo que chamamos de endoculturação. Um menino e uma menina agem diferentemente não em função de seus hormônios, mas em decorrência de uma educação diferenciada, em decorrência de cultura exposta e vivida na prática.

DETERMINISMO GEOGRAFICO

Pregam que as diferenças do ambiente físico condicionam a diversidade cultural, o clima por exemplo é um grande e importante fator no progresso dos indivíduos. Isso é, os padrões geográficos ditam maneira de viver do indivíduo/a natureza determina o ser humano.

O determinismo geográfico considera que as diferenças entre as tribos não podem ser explicadas pela limitação do seu meio ambiente. Eles consideram o clima como fator importante no determinismo geográfico. Sendo assim a cultura de forma antropológica, formada por conhecimentos crenças, leis, costumes ou qualquer outro hábito adquirido pelo homem, não é influenciada pelo ‘determinismo biológico’, nem pelo ‘determinismo geográfico’.

Assim, se compreende as diferenças na história cultural de cada grupo, onde pode ser encontrada em um mesmo ambiente físico uma grande diversidade cultural, onde o homem seria o produto do meio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com