TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dicionario Contabil

Trabalho Escolar: Dicionario Contabil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3

Dicionário contábil

Contabilidade básica

Aula 04

1. ATIVO: São todos os bens e direitos de propriedade da empresa, expresso em moeda, e que representam benefícios presentes e futuros para a mesma

2. ATO ADMINISTRATIVO: São os acontecimentos que ocorrem na empresa e que não provocam alteração no patrimônio. Ex: Admissão de empregados, assinatura de contrato, recebimento de duplicatas

3. BALANCETE DE VERIFICAÇÃO: é um resumo ordenado de saldos remanescentes das contas utilizadas pela contabilidade, separados (Ativo e despesas) e Credito (passivo, PL e Receitas)

4. BALANÇO PATRIMONIAL: Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade.

5. CONTABILIDADE: É a ciência que tem por objeto o patrimônio e por objetivo o controle desse patrimonial, com a finalidade de fornecer informações a seus usuários.

6. DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCICIO: É o resumo ordenado das receitas e despesas da empresa em determinado período, normalmente de 12 meses. É apresentada de forma dedutiva (vertical), ou seja, das receitas subtraem-se as despesas as despesas e, em seguida indica-se o resultado (lucro ou prejuízo)

7. DEMONSTRAÇÃO CONTÁBIL: são o conjunto de informações que devem ser obrigatoriamente divulgadas, anualmente. Através de saldo das contas, posição patrimonial e resultados obtidos em cada período

8. DESPESA: Tudo que se gasta em uma empresa (obrigações)

9. DINAMICA PATRIMONIAL: Tem a finalidade demonstrar como os diversos fatos ocorridos durante um determinado período de tempo podem ter provocado alterações na situação liquida das entidades

10. ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL: É o registro de todas as movimentações ocorridas na empresa, de acordo com o método das partidas dobradas, planos de contas e demais normas envolvidas.

11. FATOS ADMIMISTRATIVOS OU FATOS CONTÁBEIS: São acontecimentos que provocam variações nos valores patrimoniais, podendo ou não alterar o PL.

12. LIVRO DIARIO: Onde se registram os lançamentos das operações da empresa, como compra de mercadorias, pagamentos, venda de mercadorias, etc., por ordem cronológica (de data)

13. LIVRO RAZÃO: Lança-se em cada conta o débito e o crédito, referentes a cada operação da referida conta (Mercadoria, Caixa, etc.), sempre em ordem cronológica.

14. MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS: descrito pela primeira vez por Luca Pacioli , é o sistema-padrão usado em empresas e outras organizações para registrar transações financeiras, nas quais o total de débitos deve ser igual ao total de créditos.

15. OBJETIVOS DA CONTABILIDADE: Controlar e fornecer informações sobre o patrimônio aos seus usuários

16. OBJETO DE ESTUDO DA CONTABILIDADE: Controlar o patrimônio

17. PASSIVO: Representa todas as obrigações financeiras que a empresa tem com terceiros,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com