TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferenciar estruturas de mercado

Tese: Diferenciar estruturas de mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  Tese  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  1.099 Visualizações

Página 1 de 2

Questões:

1. Diferencie as estruturas de mercado e busque empresas no Brasil que se enquadre em cada uma delas. Resposta:

ESTRUTURAS DE MERCADO

Bens e Serviços Fatores de Produção

Monopólios (uma única empresa produtora do bem ou serviço) Ex.: A Petrobrás no que tange a exploração do petróleo em águas profundas no Brasil. Concorrência Perfeita (ocorre quando o mercado é composto por um grande número de vendedores e compradores.) Ex.: O setor hortifrutigranjeiros, pois se todos os produtores agrícolas plantam o alface do mesmo jeito, se tiver uma seca ou se chover demais, todos os produtores serão prejudicados.

Oligopólios (Situação de mercado em que a oferta é controlada por um pequeno número de ofertantes (produtores), e em que a competição tem por base, não as variações de preços, mas a propaganda e as diferenças de qualidade e tecnologia.) Ex.: No Brasil pode-se citar a concentração financeira, formada por grandes bancos, Concorrência Imperfeita (corresponde a uma estrutura de mercado em que não se verifica a concorrência perfeita, ou seja, em que existe pelo menos uma empresa ou consumidor com poder suficiente para influenciar o preço de mercado) Ex.: Quando o consumidor compra um automóvel Ford ou Toyota, hambúrgueres da McDonald’s ou da Burger King, computadores da IBM ou da Apple, lida com empresas suficientemente grandes para influenciarem o preço de mercado.

Concorrência Perfeita (ocorre quando o mercado é composto por um grande número de vendedores e compradores.) Ex.: A Rua 25 de março onde podemos ver um exemplo claro de concorrência perfeita, são muitos vendedores e um não interfere os preços uns dos outros. Monopólios (uma única empresa produtora do bem ou serviço) Ex.: Televisor de LCD de 48”, com wirelles, pen-drive, digital. Quando do lançamento pelo fabricante, esse produto passa a ser único, com opções tecnológicas que os concorrentes não têm. Assim, por ser único no mercado, ele é uma espécie de “monopólio”

Concorrência Imperfeita ou Monopolista (corresponde a uma estrutura de mercado em que não se verifica a concorrência perfeita, ou seja, em que existe pelo menos uma empresa ou consumidor com poder suficiente para influenciar o preço de mercado) Ex.: Concessionárias de Águas do Brasil. Oligopólios (Situação de mercado em que a oferta é controlada por um pequeno número de ofertantes (produtores), e em que a competição tem por base, não as variações de preços, mas a propaganda e as diferenças de qualidade e tecnologia.) Ex.: A indústria automobilística, formada por cinco firmas: General Motors, Ford, Fiat, Peugeot e Honda que atuam em plena liberdade na dominação do mercado, visto que nenhuma firma local que seja potente ameaça este poderio. Outro exemplo são as operadoras de telefonia celular (Oi, Vivo, Claro, Tim)

2. Como as Estruturas de Mercado podem interferir na relação Demanda x Preço?

Resposta: Podem interferir de forma benéfica, tornando os produtos e serviços mais competitivos, mais acessíveis e de melhor qualidade; bem como, refletir de forma negativa, beneficiando apenas uma ou poucas empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com