TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferença Social

Artigos Científicos: Diferença Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2014  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 4

O conceito de desigualdade social que compreende diversos tipos divergências, como as oportunidades, escolaridade, renda, saúde, a desigualdade econômica. Que mostra as diferenças entre as classes dos ricos e dos pobres.

Vemos diferença entre um lugar e outro, como por exemplo, no prédio de luxo se vê moradia de qualidade, segurança, lazer, crianças com mais oportunidades diversas para aprimorar seus conhecimento e oportunidades que no futuro pode levar a lugar de destaque na sociedade, melhores salários.

Logo ao lado temos uma favela onde pessoas moram aglomeradas, precariedade, exposição ao perigo de desmoronamento a qualquer momento e a violência que esta a todo o momento na favela.

Onde crianças irão crescer quase sem oportunidades e não terão um grande nível de instrução, que pode levar a lugares de destaque na sociedade.

Conforme argumenta a socióloga Amélia Cohn, (Socióloga).

. “se inventou a teoria do capital humano, pela qual se investe nas pessoas para que elas possam competir no mercado”. De acordo com a socióloga, a saúde perdeu seu status de direito, tornando-se um investimento na qualificação do indivíduo.

. Logo abaixo temos uma imagem que retrata bem desigualdade.

Observa–se na imagem de um lado um homem dando para seu filho um presente de ultima geração por ter condições, e ao lado uma família que está a pedir esmola no sinal. Vemos uma desigualdade de escolaridade, e de renda, pois a mulher fala palavras erradas. Vemos uma criança sem opção (no caso da criança que esta com a mulher), pois terá que ajudar sua família de alguma forma, que também não terá uma vida diferente da sua mãe, pois provavelmente não vai estudar por falta de condições social. Ambos com suas vidas indiferentes ao outro um podendo satisfazer desejos e outro pedindo para sobreviver, sem importar com o outro.

Afirma Hélio Jaguaribe (graduado em direito) em seu artigo No limiar do século 21 sobre a educação

“Num país com 190 milhões de habitantes, um terço da população dispõe de condições de educação e vida comparáveis às de um país europeu. Outro terço, entretanto, se situa num nível extremamente modesto, comparável aos mais pobres padrões afro-asiáticos. O terço intermediário se aproxima mais do inferior que do superior”.

Uma frase citada no vídeo que muito nos faz refletir e o seguinte “são pessoas sem moeda mais pessoas”. Pessoas que tem menos “moedas” são ignoradas por parte do governo e da sociedade que pode fazer algo por essas pessoas, pelo menos amenizar a desigualdade.

Vemos pela renda per capita que não é bem distribuída entre a população, e que,

Há uma grande desigualdade na distribuição de renda entre classes sociais

O rendimento de um país é expresso em renda per capita, que corresponde à riqueza de um país dividida pelo número de habitantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com