TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferenças sociais

Resenha: Diferenças sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2013  •  Resenha  •  839 Palavras (4 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 4

As Diferenças Sociais

Por ter sido colonizada por diversos colonizadores, a sociedade brasileira é formada por diversas etnias, culturas, costumes e tradições. O nosso desafio é respeitar essas diferenças que compõem o mosaico étnico brasileiro, incentivando o convívio e ter como característica o enriquecimento da formação e da consciência da população. Vivemos em um país que foi habitado por índio, recebeu europeus e logo em seguida surgiram os primeiros mestiços. Depois veio os africanos que infelizmente acabaram sendo escravizados, isso é uma lamentável situação vivida em nosso país, pois naquela época a sociedade era dividida pelo tom de sua pele.

Cultura

Não existe uma única cultura, e sim um mosaico de diferentes culturas nas quais formam juntas a cultura brasileira. Alguns grupos étnicos deixaram profundas influências na cultura nacional, sendo destaque os povos indígenas, os africanos, os italianos e alemães. As influências indígenas deixaram marcas na música, na culinária, no folclore, nos artesanatos, nos caracteres emocionais e nas festas populares do Brasil. Mas algumas regiões receberam forte contribuição desses povos, como no estado no Norte que tem uma grande influência das culturas indígenas, já em algumas regiões do nordeste tem uma cultura que lembra muito os africanos, entre outras

Instituições Sociais

As instituições sociais, servem para satisfazer as necessidades da sociedade. Todas as instituições surgem através das necessidades, mas além disso, elas cumprem o papel de regulamentação e controle das atividades do homem. Podemos citar as principais instituições sociais, como a família, a religião, a educação, entre outras.

Instituições Sociais

A Família: depende da existência da sociedade e é encontrada em todas as sociedades humanas, tem como responsabilidade a socialização das crianças na família e consiste em um grupo de pessoas, que são relacionadas por sangue, casamento, adoção e por um período de tempo vivendo juntas.

A religião: Também são encontradas em quase todos os grupos sociais, porém de uma forma diversificada, contendo rituais, cultos, seitas, missas etc... Todas as sociedades conhecem uma forma de religião. A religião é uma das instituições mais importantes para a organização social, tudo por causa do seu conteúdo moral. Ela inclui, crenças, ritos e cerimônias.

A Educacional: Tem finalidade de preparar o indivíduo a ter um caráter, responsabilidade, conhecimento e deixar ciente sobre as culturas, costumes e tradições de outras regiões. É o principal sistema de socialização das sociedades modernas, pois traz conhecimento aos mais jovens, e tem forte influência no crescimento do ser humano.

O Indivíduo e a Sociedade

A sociedade é a imagem do individuo, se ele é cobiçoso, cruel, impiedoso, egoísta e etc.... assim vai ser a sociedade. A socialização é a transparência do modo de ser pensar e agir os grupos da sociedade. Isso começa na maneira em que o indivíduo nasce, cresce, e continua ao longo da vida até o momento que a pessoa morre. A socialização do indivíduo permite que ele tenha sua própria personalidade, a onde o indivíduo nascer, ele terá os traços sociais referente a o lugar em que nasceu,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com