TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dinâmica do grupo: o método de mudanças organizacionais

Tese: Dinâmica do grupo: o método de mudanças organizacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Tese  •  1.096 Palavras (5 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 5

Dinâmica de grupo: uma técnica de mudanças organizacionais

Patrícia Bispo

Com o aperfeiçoamento da metodologia de pesquisa em Ciência Social, no século XX, o grupo humano também passou a ser estudado cientificamente, o que permitiu obter conhecimentos fundamentados para formular princípios gerais relativos aos processos interpessoais e grupais. As pesquisas mais significativas foram realizadas nos Estados Unidos, devido às condições econômicas e culturais favoráveis daquele país. "Várias teorias sobre dinâmica de grupo foram elaboradas, abrindo-se um leque de possibilidades de pesquisa e aplicabilidade. Teorias de campo ou topológica, da interação, cognitiva, psicanalítica, sociométrica, empírico-estatística e de sistemas são alguns exemplos da problemática de orientação teórica em pesquisa e aplicação de dinâmica de grupo", explica a fundadora da Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos, Fela Moscovici. Em entrevista concedida ao RH.COM.BR, Fela Moscovici fala sobre como essa técnica está sendo utilizada pelas organizações. Confira!

RH.COM.BR - Quais os principais nomes que deram início aos estudos sobre dinâmica de grupo? Fela Moscovici - Alguns pesquisadores marcaram esse início científico, dentre os quais Bogardus, Thurstone, Whyte, Newcomb, Sherif e Lewin. O estudo pioneiro de Kurt Lewin sobre os três estilos de liderança e suas conseqüências para o clima de grupo, a produtividade e a satisfação dos seus membros, constitui até hoje fonte básica de referência para cientistas sociais, líderes, educadores e administradores. Foi ainda Kurt Lewin quem popularizou o termo "Dinâmica de Grupo" na acepção atual e muito contribui para o seu estudo na primeira organização específica para tal fim: Research Center for Group Dynamics (do MIT) fundado em 1945, e mais tarde no Institute for Social Research, da Universidade de Michigan. A partir daí, a dinâmica de grupo desenvolveu-se extraordinariamente tanto na pesquisa quanto na tecnologia de manejo de grupos, principalmente em educação, terapia, administração e negócios.

RH - E quando a dinâmica de grupo chegou ao Brasil? Fela Moscovici - Durante a I Conferência de Administração Pública realizada no Rio de Janeiro, em julho de 1963, sobre o tema "Novos Métodos de Ensino e Treinamento" foram feitas comunicações sobre o emprego do método de laboratório, uma nova tecnologia de aplicação da dinâmica de grupo para o desenvolvimento interpessoal e grupal nas escolas de administração. Foram relatados trabalhos de Edela Lanzer e Francisco Pereira de Souza, em Porto Alegre (Universidade do Rio Grande do Sul); João Eurico Matta, em Salvador (Universidade da Bahia); e Fela Moscovici, no Rio de Janeiro (EBAP, Fundação Getúlio Vargas). Foi também citado o trabalho de Pierre Weil, em Belo Horizonte (Universidade de Minas Gerais e Departamento de Treinamento do Banco da Lavoura de Minas Gerais). Esses relatos constam do livro Laboratório de Sensibilidade - um estudo exploratório, de minha autoria. A partir da década de 60, a dinâmica de grupo vem sendo utilizada no Brasil com crescente credibilidade, aceitação e sucesso.

RH - Quais os principais objetivos da dinâmica de grupo? Fela Moscovici -A dinâmica de grupo é um campo de conhecimento específico da psicologia social sobre os processos interativos que se passam nos grupos. Seu objetivo principal é o de pesquisar o grupo humano para conhecer as variáveis de seu funcionamento. Esse conhecimento pode, então, ser utilizado para provocar mudanças no funcionamento do grupo visando certos objetivos.

RH -Quais as melhores dinâmicas de grupo que estão no mercado? Fela Moscovici - A dinâmica de grupo não é um produto pronto, industrializado, passível de comparação objetiva. Em desenvolvimento humano o que importa são os fatores competência, experiência e ética do profissional que coordena o processo e não a nomenclatura ou rótulo comercial dos procedimentos. O mesmo acontece, por exemplo, no campo biomédico e psicossocial em cirurgia, terapia, educação, entre outros.

RH -Quais as práticas que estão sendo mais usadas pelas organizações? Fela Moscovici - Há uma grande variedade de práticas, principalmente em Treinamento e Desenvolvimento. Conforme os objetivos visados, propiciam participação real dos membros do grupo, comunicação multilateral, experiência direta, decisões compartilhadas e orientação andragógica da aprendizagem.

RH -Em que momentos as empresas estão utilizando essa técnica? Fela Moscovici - Em situações normais de Treinamento e Desenvolvimento, e especialmente em situações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com