TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito

Exames: Direito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  6.950 Palavras (28 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 28

E a relação entre docentes e discentes era certamente mais orgânica. Seu papel era exatamente o de integrar seu conhecimento total. O método embora rígido, estava calcado no trivium e quadrivium, que desde a antiguidade marcara a educação. Mas, há algo importante que merece ser ressaltado: a universidade aparece como um espaço de produção de conhecimento. Claro que alguns poderão objetar, essa produção tinha limites. Limites técnicos e mesmo culturais, haja vista a influencia da religiosidade daquele período. De certo essa influencia atravancou o desenvolvimento da universidade, pelo menos até a modernidade. Porem, a partir do século XVII, a Europa passa de fato a ter uma produção cientifica de maior qualidade. Já no Brasil o chamado ensino superior é bem mais tardio, as primeiras faculdades datam do século XIX. A Faculdade de Medicina de Salvador e a de Direito do Largo São Francisco são exemplos disto. Até aquele instante não existiam faculdades e, portanto, os filhos das famílias mais abastadas tinham que estudar nas universidades europeias se desejasse fazer carreira acadêmica. Esse não é um fato irrelevante. São mais de 800 anos de atraso em relação a Europa. As diferenças são ainda mais gritantes quando se considera o surgimento da primeira universidade brasileira, a USP`, em 1934, isto é, primeira metade do sec. XX. Com um caráter elitista, a universidade brasileira, pelo menos tinha algo importante nas suas raízes, a saber, ela procurou se desenvolver a luz da tradição europeia.

Tema: Espaço social da palavra e complexidade do campo político

1) Qual o espaço social da palavra política ele se refere? O campo espacial e central da discussão são as universidades brasileiras como um todo levando isso em âmbito da sociedade, elucidando acerca de questões sociais e educativas, que corroboram a estrutura do Sistema Educacional Superiores Brasileiro da atualidade.

2) A qual tipo de discurso político ele se refere? Justifique as suas respostas.

Caracteriza-se como um discurso de esquerda, tendo em vista ser mantida uma posição no que discerne aos fatos, em função do bem comum. É tratado de forma objetiva, clara e aberta todos as questões expressivas oriundas do “progresso” do sistema educacional, elencando através destes “fracassos” vivenciados pela sociedade acadêmica contemporânea.

CIÊNCIA POLÍTICA 1 – O que é discurso político? É o resultado de uma atividade discursiva que procura fundar um ideal político em função de certos princípios que devem servir de referência para a construção das opiniões e dos posicionamentos 2 – A palavra política e a questão do poder? O termo política...

AULA 1 Caso concreto Tema: Espaço social da palavra e complexidade do campo político 1) Qual o espaçosocial da palavra política ele se refere? Resposta: O espaço politico e social que o texto se refere é a discussão, a reflexão e decisão sobre as politicas públicas educacionais. 2) A qual tipo...

Sociologia juridical e judiciaria

1a Aula de Sociologia Jurídica & Judiciária – Profo Adinan Rodrigues

Data: 27/02/13

OBS.: Carga Horária: 54H/Aula / E-mail para contato: adinan.rodrigues@estacio.br

Conteúdo:

1. Objetivos Gerais

2. Bibliografia

* Cavalieri Filho, Sérgio. Programa de Sociologia Jurídica Ed. Forense

* Sabadell, Ana Lúcia. Sociologia Jurídica Ed. RT

* Avaliação

Aula 01 – Direito Positivo & Sociedade:

A Sociologia Jurídica no Campo das Ciências Sociais

1. Finalidade do Direito

2. Escolas que explicam o nascimento do Direito

A. Jusnaturalista ou de Direito Natural

a. Origem Divina,Permanente e Imutável

b. Grécia Antiga

B. Teológica

c. Líderes Religiosos

d. Cristianismo (Direito Divino, Direito Natural, Direito Humano)

C. Racionalista

e. Direito Positivo e Natural

f. Hobbes, Locke, Montesquieu, Rousseau

D. Histórica

g. Savigny

h. Consciência Coletiva

E. Marxista

a. Direito Pressupõe o Estado

b. Marx & Engels

F. Sociológica

i. Fatos Sociais

3. A Sociologia Jurídica

4.1. Origem

4.2. Finalidade

4.3. Principais Premissas

4.4. Momento de Utilização

4. Método

5.5. Positivista

5.6. Evolucionista

Em nossas aulas veremos que deacordo com o Fato Jurídico, podemos ter diferentes ópticas de julgamento, temos a visão positivista, filosófica e sociológica. Aqui não nos reservaremos a analisar somente a visão dogmática da jurisprudência, isto é, a visão positivista, também iremos analisar a ótica sociológica.

Sobre a Bibliografia, antes da AV1 iremos utilizar o livro do Professor Sérgio Cavalieri Filho e após a AV1 daremos prosseguimento com o livro da Professora Ana Lúcia Sabadell.

De acordo com a Metodologia do Caso Concreto, a lógica reza que devemos trazer o exercício resolvido para a sala de aula, inclusive para a próxima aula (06/03/12) já devemos trazer os casos concretos 1 & 2. Não há postagem obrigatória, a preferência é da entrega em sala de aula.

Assistir o documentário Farenheit de Michael Moore.

Temos em nossa disciplina, dentro dos planos de aula, atividades extra curriculares que tem de ser feitas para que a nota das provas sejam lançadas.

Como é de conhecimento geral, o Direito é uma ciência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.9 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com