TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Aeronáutico

Dissertações: Direito Aeronáutico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  775 Palavras (4 Páginas)  •  680 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Gerenciamento de Empresa Aérea

Curso: Ciências Aeronáuticas

Professor: Francisco Luiz Corrêa

Nome do aluno: Fabio de Oliveira Dantas

Data: 24/09/13

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1) Os elementos da administração, ou funções gerenciais de planejar (prever), organizar, comandar, coordenar e controlar, ainda são parâmetros razoáveis a serem seguidos pelos dirigentes das empresas atuais. Todavia, as atitudes autoritárias vão tornando-se cada vez menos aceitas nas organizações atuais, e posições de gerência são ocupadas por líderes.

A função de planejar, antes uma ação solitária e isolada, atualmente tem se tornado uma atividade colegiada executada em reuniões lideradas pelo administrador.

I - Faça uma análise das demais funções do administrador citadas, explicando como seriam feitas sob um gerenciamento autoritário, e como seriam feitas por um líder. (4 pontos)

O gerenciamento autoritário gera insatisfação nos funcionários, devido ao cerceamento da criatividade e capacidade de tomar iniciativas;

O trabalho tende a ser dividido entre pessoas especializadas onde a disciplina rígida domina o ambiente de trabalho, a autoridade é imposta com centralização no topo da cadeia hierárquica , ou seja, de cima para baixo, na vertical onde, o funcionário é constantemente fiscalizado sob o temor de punição. No gerenciamento autoritário os interesses tendem a ser exclusivamente da organização no que diz respeito a obtenção de resultados.

O gerenciamento por liderança tende a ser aberto, onde os interesses tendem a ser coletivo pois, promove satisfação e alto grau de motivação nos liderados, haja vista que, efetivamente participam do processo de realização de suas tarefas, com ideias e iniciativas bem como, participam das tomadas de decisões e compartilham responsabilidades . O diálogo existe, punições são desnecessárias, e o ambiente organizacional é sempre saudável pois, a equidade, o conhecimento, e aspecto humano são valorizados. Geralmente promove estabilidade de pessoal, além do aumento da produtividade, uma melhor qualidade dos produtos finais.

II - Assista aos vídeos e leia os artigos indicados sobre Ricardo Semler. Nesses artigos e vídeos, temos depoimentos sobre uma forma rara, mas eficiente de se comandar uma organização empresarial:

• Ricardo Semler - O maior reengenheiro do Brasil (17 de novembro de 2004): http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/ricardo-semler-o-maior-reengenheiro-do-brasil/10262/

• Ricardo Semler - Empresas evoluíram pouco: https://www.youtube.com/watch?v=rreAYBHVGno

• Ricardo Semler continua a virar a mesa: https://www.youtube.com/watch?v=cVPYCecz6Mo

• Ricardo Semler - "Não tenho necessidade de mostrar que sou”: https://www.youtube.com/watch?v=BB_qOHGMFco&list=PL7352F2EE76E81A45

Utilizando seus conhecimentos adquiridos sobre as diversas teorias de administração apresentadas no material didático, identifique em qual abordagem ou teoria de administração as empresas de Ricardo Semler podem se enquadrar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com