TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito E Justiça

Ensaios: Direito E Justiça. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 2

Direito e Justiça

Ao longo de toda a história da humanidade ,a Justiça e o Direito estiveram em certos momentos, em lados opostos. Isso acontece, porque nem sempre as ideias de equilíbrio e equidade da justiça, estão Secundum Legem (Segundo a lei) positiva imposta pelo direito.

De certa forma a justiça nos dá a ideia de igualdade, tendo como uma de suas qualidade a Animus (intenção) de distribuição igualitária entre as pessoas, determinando Cuique suum (a cada um o que é seu) , pode também ser vista como um valor ,que está presente na mentalidade e nos sentimentos, de uma pessoa ou grupo de pessoas, que avaliam ações ou fatos positiva ou negativamente.

A nossos olhos o Ius (direito) de maneira simplificada é lei e ordem, conjunto de regras que são obrigatórias, que limitam as ações de cada membro da sociedade assegurando a convivência social, pois nenhuma sociedade poderia existir, sem o mínimo de ordem, daí um antigo provérbio: ubi societas, ibi jus (onde está a sociedade está o direito).

O direito utiliza a Justiça como um objeto com o qual pretende sistematizar a conduta de cada individuo, fornecendo equidade entre os sujeitos, visando banir a desigualdade da sociedade. Assim o cidadão tem acesso a justiça através do advogado, que atua por meio de uma procuração, na defesa dos interesses daquele, que será denominado requerente nos autos.

Nem sempre a justiça está de acordo com o direito , pois ela é muito subjetiva , o que é justo para fulano pode não parecer justo para beltrano, assim expressando uma maneira pessoal de cada indivíduo perceber e determinar o que é justo, o que é direito, por isso muitas vezes o senso de justiça pode não ser alcançado pela sentença proferida pelo magistrado, pois uma das partes sairá descontente. Mas não podemos generalizar pois a justiça não é apenas uma virtude pessoal e específica em cada individuo, ela se dirige em geral a todas as relações humanas.

Justiça e Direito são vocábulos que originam difíceis e distintas definições. Todavia, é fácil de entendê-las e identificar o seu significado. Temos o direito como um conjunto de regras e normas da sociedade, e a justiça como a noção de observar, respeitar e cumprir essas normas. Portanto devemos saber que fazer justiça é respeitar o direito e deixar de lado todas as atitudes que desequilibram o meio social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com