TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito previdenciário e assistencial a pessoa idosa

Por:   •  21/5/2015  •  Monografia  •  9.724 Palavras (39 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 39

Centro Universitário Leonardo da Vinci

Curso Bacharelado em Serviço Social

APARECIDA JOSÉLIA PEREIRA BORGES

BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS E ASSISTENCIAIS PARA A PESSOA IDOSA.

PORANGATU/GO

2015

APARECIDA JOSELIA PEREIRA BORGES

BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS E ASSISTENCIAIS PARA A PESSOA IDOSA.

Trabalho de Graduação apresentado à disciplina de TG – do Curso de Serviço Social – do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI, como exigência parcial para a obtenção do título de Bacharel em Serviço Social.

Orientadora: Jeane de Oliveira Miranda

Porangatu/Go

2015

BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS E ASSISTENCIAIS PARA A PESSOA IDOSA.

POR

APARECIDA JOSELIA PEREIRA BORGES

Trabalho de Conclusão de Curso aprovado do grau de Bacharel em Serviço Social, sendo-lhe atribuída à nota “____" (_______________________________), pela banca examinadora formada por:

Jeane de Oliveira Miranda

___________________________________________________________________

Presidente: Prof. Orientador

Gezika Maria Rocha Lima

___________________________________________________________________

Membro: - Supervisor de Campo

Liliane Azevedo

___________________________________________________________________

Membro: - Profissional da área

PORANGATU

2015

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho primeiramente a Deus, por ser essencial em minha vida, autor de meu destino, meu guia, socorro presente na hora da angústia, aos meus pais, irmãos, meu esposo, meu filho e a toda minha família que, com muito carinho e apoio, não mediram esforços para que eu chegasse até esta etapa de minha vida. À professora e coordenadora do curso Jeane pelo convívio pelo apoio, pela compreensão e pela amizade.

AGRADECIMENTOS

Primeiramente a Deus que permitiu que tudo isso acontecesse, ao longo da minha vida, e não somente nestes anos como universitária, mas que em todos os momentos é o maior mestre que alguém pode conhecer. À professora Jeane, pela orientação, apoio e confiança. Aos meus pais, pelo amor, incentivo e apoio incondicional. A todos que direta ou indiretamente fizeram parte da minha formação, o meu muito obrigado.

Quando a velhice chegar, aceita-a, ama-a. Ela é abundante em prazeres se souberes amá-la. Os anos que vão gradualmente declinando estão entre os mais doces da vida de um homem, Mesmo quando tenhas alcançado o limite extremo dos aos, estes ainda reservam prazeres. (Sêneca)

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo apresentar os Benefícios Previdenciários e Assistenciais para a Pessoa Idosa, enfatizando a importância destes na vida dos beneficiários do município de Amaralina – Goiás. Esta monografia do curso de Serviço Social, cuja pesquisa ocorreu na cidade de Amaralina, Estado de Goiás, município com base de economia rural Para a construção do presente trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas, documentais e empíricas para fundamentar o estudo desejado. A metodologia de pesquisa foi quantitativa, com entrevista, gravadas e posteriormente transcritas, o estudo possibilitou perceber que os idosos confundem o beneficio assistencial o BPC, com a Aposentadoria. E que a falta de informação e a maior dificuldade no seu dia a dia.

Palavras-chave: Pessoa Idosa, Benefícios Previdenciários, Assistência Social, Políticas Públicas e Sociais.

LISTAS DE ILUSTRAÇÕES

FIGURA 1: DISTRIBUIÇÃO DAS APOSENTADORIAS POR CATEGORIA EM AMARALINA – GO.....................................................................................................33

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................10

2 CAPÍTULO I: A Seguridade Social e os Benefícios Previdenciários para a Pessoa Idosa............................................................................................................12

2.1 Contexto Histórico................................................................................................12

3 CAPÍTULO II: Política de Garantia de Direitos a Pessoa Idosa..........................................................................................................................22

...

Baixar como (para membros premium)  txt (66.8 Kb)   pdf (135.5 Kb)   docx (47.6 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com