TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discussão das diferenças sociais existentes em nossa sociedade

Seminário: Discussão das diferenças sociais existentes em nossa sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  Seminário  •  2.725 Palavras (11 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CIENCIAS SOCIAIS

Atividade Prática Supervisionada do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis da UNIDERP Interativa, disciplina Ciências Sociais, sob orientação da Professora Ma. Claudia Regina Benedetti e da Tutora Presencial Indira Palheta.

Espaço para avaliação dos tutores:

___________________________

___________________________

___________________________

RESUMO

O Presente trabalho vem abordar os diferentes conceitos existentes para a cultura, sociedade e indivíduo, abordando também o funcionamento das indústrias em relação ao trabalhador e como ele era explorado, obrigando-os a se manifestar contra a exploração imposta pela indústria.

Discutindo as divergências sociais, presentes na nossa sociedade como consequência dos baixos salários pagos pelas indústrias. Desigualdades essas, que vem crescendo a cada dia por não ser promovida as mesmas oportunidades a todas as classes sociais, umas mais ricas que dominam enquanto outra são dominadas.

O impacto ambiental causado pelo surgimento das cidades bem como a implantação das rodovias e as queimadas que causam um grande impacto ambiental prejudicando assim a todo ecossistema.

Palavras - Chave: Indústria. Divergências Sociais. Ambiente.

ABSTRACT

Thepresentwork isaddressing the variousexisting conceptsto culture, society andindividual,also addressingtheoperation of industriesin relationto the employeeand how itwasexploited, forcing them tospeak out againstthe exploitationimposedby the industry.

Discussingsocialdifferences, in our societyas a resultof thelow wages paidby industries.Theseinequalities, which is growing every dayby not beingpromotedthe same opportunitiesto allsocial classes, eachricher thandominatewhileothers aredominated.

Theenvironmental impact causedby the emergenceof citiesas well as thedeploymentof highwaysand firesthat cause amajor environmental impactsthus damaging thewholeecosystem.

Keywords: Industry, SocialConflicts, Environment.

SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO 6

2 - SIGNIFICADOS DE CULTURA, INDIVIDUO E SOCIEDADE 7

2.1 - Na Antropologia 7

2.2 - Na Ciência Política 7

2.3 - Na Sociologia 8

3 - TRABALHOS, CONSUMO E SOCIEDADE 9

4 - DIVERGÊNCIAS SOCIAIS 10

5 - DESMATAMENTO E CRESCIMENTO DAS CIDADES 11-12

6 – CONCLUSÃO 13

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICA 14

1 - INTRODUÇÃO

A principal característica da cultura é o mecanismo adaptativo que é a capacidade, que os indivíduos tendem responder ao meio de acordo com mudança de hábitos, mais até que possivelmente uma evolução biológica. A cultura é também um mecanismo cumulativo porque as modificações trazidas por uma geração passam à geração seguinte, aonde vai se transformando perdendo e incorporando outros aspectos procurando assim melhorar a vivência das novas gerações.

O individuo é classificado como todo ser, animal ou vegetal, em relação à sua espécie: o gênero, a espécie e o indivíduo. Pessoa considerada isoladamente, em relação a uma coletividade: o indivíduo e a sociedade.

Em sociologia, uma sociedade (do latim: societas, que significa "associação amistosa com outros") é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade. A sociedade é objeto de estudo comum entre as ciências sociais, especialmente a sociologia, a história, a antropologia e a geografia. É um grupo de indivíduos que formam um sistema semiaberto, no qual a maior parte das interações é feita com outros indivíduos pertencentes ao mesmo grupo. Uma sociedade é uma rede de relacionamentos entre pessoas. Uma sociedade é uma comunidade interdependente. O significado geral de sociedade refere-se simplesmente a um grupo de pessoas vivendo juntas numa comunidade organizada.

A sociedade pode ser vista como um grupo de pessoas com semelhanças étnicas, culturais, políticas e/ou religiosas ou mesmo pessoas com um objetivo comum. Uma delimitação física (como um território, um país ou um continente) não pode definir uma sociedade, já que entre eles podem ter diferenças que podem se afastar do conceito da sociedade.

2 - SIGNIFICADOS DE CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE

Cultura significa cultivar, e vem do latim colere. Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é.

Cultura na língua latina, entre os romanos tinha o sentido de agricultura, que se referia ao cultivo da terra para a produção, e ainda hoje é conservado desta forma quando é referida a cultura da soja, a cultura do arroz, etc.

Cultura também é definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Seria a herança social da humanidade ou ainda de forma específica, uma determinada variante da herança social.

Cultura em filosofia é explicada como o conjunto de manifestações humanas que contrastam com a natureza ou o comportamento natural. Já em biologia a cultura é uma criação especial de organismos para fins determinados. Cultura na antropologia é compreendida como a totalidade dos padrões aprendidos e desenvolvidos pelo ser humano.

2.1 - Na Antropologia

As sociedades humanas são na maioria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com