TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais são as interações sociais existentes na sociedade moderna cotidiana?

Seminário: Quais são as interações sociais existentes na sociedade moderna cotidiana?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  Seminário  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 2

Quais interações sociais são existentes no cotidiano da sociedade atual?

Mais de 40 anos se passaram desde sua estréia e apesar dos direitos conquistados pelos trabalhadores ao longo dessas décadas de lutas e reivindicações, dos avanços e desenvolvimento da sociedade e da tecnologia, facilitando a vida profissional e cotidiana de todos. Ainda assim vivenciamos as mesmas interações sociais existentes na mensagem do filme “A classe operária vai ao paraíso”. No desenvolver da trama, somos lançados a uma realidade não muito diferente da que vemos hoje, onde existe a necessidade opressiva de se trabalhar para consumir e fazer girar a engrenagem do Capitalismo.

Décadas passaram e percebemos nos dias atuais trabalhadores que dedicam sua vida ao trabalho com a finalidade de consumir os produtos que a sociedade prega como sendo necessários para que se enquadre em certo nível social, os meios de comunicação nos tornam escravos do consumo, usam as crianças e adolescentes como instrumentos alienados do consumo desnecessário.

Assunto igualmente atual são os movimentos sindicais, realmente observa-se que pouca coisa mudou na forma de agir e na forma de represália por parte dos patrões. Ainda nos dias de hoje somos surpreendidos nos noticiários por notícia de que foi usada de força policial para conter manifestação de grevistas e sindicalistas. Mesmo com o amadurecimento da legislação trabalhista ainda persistem políticas de exploração do trabalho humano, ao cúmulo de termos conhecimento até mesmo de casos de escravidão e trabalho infantil. Os sindicatos trabalham para conscientizar as classes, de que a união faz a força e que juntos podem mudar a realidade de opressão e exploração.Talvez a mais importante seja a questão da influência da vida profissional na vida pessoal e na saúde física e mental dos trabalhadores.

Nossos profissionais ainda hoje sofrem de distúrbios causados pelo trabalho, doenças laborais, desgastes físicos e mentais, registros de depressão causados pelo assédio moral, discriminação organizacional, entre outros.

Em nossa sociedade atual a posição dos trabalhadores melhorou muito, temos normas de qualidade, de segurança no trabalho, treinamentos e reciclagem de profissionais, leis que protegem os trabalhadores explorados, sindicatos cada vez mais atuantes, porém o que nos compara ao trabalho realizado nos anos 60 e 70 são as cobranças abusivas por metas, da necessidade de se produzir, de se vender, de se superar sempre. Esta luta diária por manter seu emprego, desenvolver seu papel na família, consumir o que nos é passado como necessário para se enquadrar na sociedade, nos torna escravos do sistema capitalista, como eram os personagens de “A classe operária vai ao paraíso”, o que mudou apenas foi o cenário, o filme é o mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com