TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disfunções da burocracia

Pesquisas Acadêmicas: Disfunções da burocracia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.406 Palavras (6 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 6

Burocracia

1 Introdução

Para tentar entender o que é uma Organização, é mais fácil exemplifica-las do que defini-las. A empresa onde trabalhamos, é uma organização, o governo federal ou estadual ou um grupo empresarial são organizações. A existência das organizações é necessária para atingirmos certos objetivos, através da ação coordenada de grupos de pessoas. As organizações são importantes, pois muitos produtos e serviços essenciais somente se tronam disponíveis quando há organizações empenhadas em realiza-los, e por isso chamam tanta a atenção de estudiosos.

Os grupos sociais dividem-se em duas grandes categorias: primárias e secundários.

Os grupos sociais primários caracterizam-se pelas relações pessoais, como as famílias, grupo de amigos e de vizinhos, grupo de voluntários, etc. e as pessoas ingressam e saem destes grupos voluntariamente.

Os grupos sociais secundários abrangem os grupos formais, onde as pessoas têm relações regidas por regulamentos explícitos que criam direitos e obrigações para seus integrantes, como por exemplo, o Estado.

Todos os grupos sociais têm os elementos que definem as organizações, e todas as organizações são burocracias. Burocracia identifica as organizações que se baseiam em regulamentos. A sociedade organizacional é, também, uma sociedade burocratizada. A burocracia é um estágio na evolução das organizações

2 Max Weber e a burocracia

Um dos cientistas que se destacou e contribuiu no estudo das organizações foi Max Weber, que também influenciou praticamente todos os autores que retomaram o assunto. De acordo com Weber, as organizações formais modernas baseia-se em leis, que as pessoas aceitam por acreditarem que são racionais, isto é, definidas em função do interesse das próprias pessoas e não para satisfazer aos caprichos arbitrários de um dirigente. A autoridade é contrapartida da responsabilidade que têm essas pessoas de zelar pelo cumprimento da lei. A obediência é devida às leis, formalmente definidas, e as pessoas que as representam, que agem dentro de uma jurisdição. Qualquer sociedade, organização ou grupo que se baseie em leis racionais é uma burocracia.

As organizações formais, ou burocráticas, apresentam três características principais, que as distinguem dos grupos informais ou primários: formalidade, impessoalidade e profissionalismo.

2.1 Formalidade

Formalidade significa que as organizações são constituídas com base em normas e regulamentos explícitos, chamados de lies, que estipulam os direitos e deveres dos participantes. Na burocracia, o comportamento sempre é regulamentado de forma explícita. Essa é uma das grandes vantagens da burocracia: todos são iguais perante a lei.

2.2 Impessoalidade

Impessoalidade significa que, numa burocracia, nenhuma pessoa é empregado ou vassalo de outra. A pessoa que ocupa um cargo investido de autoridade é um superior e está subordinado a uma legislação que define os limites de seus poderes, dentro dos quais pode dar ordens e deve ser obedecido. No tipo ideal de burocracia, o que conta é o cargo e não a pessoa. A formalidade e a impessoalidade fazem a burocracia permanecer a despeito das pessoas.

2.3 Profissionalismo

Profissionalismo significa que, um integrante de uma burocracia é um funcionário que faz do cargo um meio de vida, recebendo um salário regular em troca de seus serviços. As organizações formais são sistemas de trabalho que fornecem a seus integrantes meios de subsistência.

3AmitaiEtzioni e o poder

Para o cientista social AmitaiEtzioni, o tipo ideal de Weber aplica-se particularmente a empresas e governo, mas não abrange todas as organizações. Segundo Etzioni, há três tipos ou categorias de organizações. Cada tipo de organização é definido pelo tipo de poder exercido sobre as pessoas. Cada tipo de poder dá origem a um tipo de obediência.

A obediência é a relação em que uma pessoa comporta-se de acordo com a orientação que é dada por outra e apoia-se no poder desta segunda pessoa. Há três tipos principais de poder, três tipos de contrato psicológico e, consequentemente, três tipos principais de organizações.

3.1 Organizações coercitivas

Nas organizações coercitivas, a coerção ou força física é o principal meio de controle sobre os participantes operacionais e cuja principal tarefa é deixar as pessoas do lado de dentro (como prisões e hospitais penitenciários), impedindo-as de sair. Outra tarefa é manter a disciplina ou padrão esperado de comportamento.

3.2 Organizações utilitárias

A remuneração é o principal meio de controle das organizações utilitárias. Além da remuneração, as organizações utilitárias recorrem a recompensas como promoções, benefícios e incentivos para obter o comportamento esperado.

3.3 Organizações normativas

Estas organizações dependem muito mais do comportamento de seus participantes operacionais do que de recompensas. Usar qualquer tipo de força está fora de cogitação e, em muitas delas, não há sequer necessidade de remunerar os participantes, que trabalham espontaneamente, sem esperar outra recompensa que não seja a própria participação ou a contribuição para realizar a missão.

3.4 Estrutura dupla de obediência

Além dos três tipos básicos, Etizioni identifica as organizações que utilizam dois tipos de poder: são as organizações com estrutura dupla de obediência:

• Combinação de poder normativo e coercitivo em organizações de combate.

• Combinação de poder normativo e utilitário em alguns sindicatos.

• Combinação de poder utilitário e coercitivo em algumas empresas, como propriedades rurais que operam no sistema de semiescravidão.

4 Modelo de Peter Blau e Richard Scott

Blau e Sott apenas propõem um esquema alternativo, que compreende quatro categorias ou tipos de organizações e devem ser agrupadas em categorias estruturadas de acordo com o beneficiário principal da organização.

4.1 Membros da Organização

Certas organizações são criadas para prestar algum tipo de serviço para seus próprios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com